O Ministério Público da Paraíba, por meio da Promotoria de Justiça de Piancó, abriu um procedimento administrativo para apurar a falta de vigilância de qualidade e de potabilidade da água em Olho D Água (PB). O município se encontra entre os 11 do estado que estão silenciosos quanto ao monitoramento.
Conforme o documento, assinado pela 1ª promotora Vanessa Bernucci Pistelli, a finalidade do procedimento é apurar a ausência de dados no SISAGUA, que é o é instrumento que auxilia no gerenciamento de riscos à saúde a partir dos dados gerados rotineiramente pelos profissionais do setor da saúde (vigilância) e responsáveis pelos serviços de abastecimento de água (controle).
A promotora requisitou ao secretário de Saúde de Olho D Água para que, no prazo de dez dias, forneça informações sobre periodicidade que o município executa ações de vigilância sobre a qualidade da potabilidade da água e sobre dados do corpo técnico (quantidade, qualificação técnica, dados pessoais) do município, responsável pela coleta e inserção das informações no Sisagua.