Dois policiais militares foram flagrados agredindo uma idosa de 70 anos e um homem rendido durante uma abordagem nesta terça-feira (30), no bairro Água Branca, em Igaratá, no interior de São Paulo.
Um vídeo gravado por um dos vizinhos mostra um trecho da abordagem e o momento em que os policiais militares agridem Vilma de Oliveira e o filho, já rendido e algemado.
A discussão foi motivada por um muro construído por um vizinho da família. Os moradores alegam que o muro estava invadindo o terreno da casa de Vilma e, na tentativa de resolver o problema, os filhos dela foram conversar com o responsável pelo muro.
De acordo com parentes de Vilma, os ânimos se exaltaram e a idosa, que é deficiente auditiva, resolveu acionar a PM para evitar uma confusão maior.
No local, os policiais algemaram dois filhos de Vilma envolvidos na discussão e, de acordo com os familiares, mesmo após conter os dois, os militares agrediram um deles com socos e chutes.
O vídeo mostra que o policial Kleber Freitas dava socos no filho rendido quando Vilma se aproximou, deu um tapa no PM, que estava de cabeça baixa, ele levantou e revidou com um soco. Freitas ameaçou sacar a arma, mas desistiu ao ver a idosa.
Pouco depois, o vídeo mostra o outro PM, Thiago Alves de Souza, chutando o filho de Vilma, que estava algemado e não reagia.
O caso está sendo registrado na delegacia de Igaratá e será investigado. Os policiais militares envolvidos não quiseram se manifestar sobre o ocorrido.
A reportagem aguarda um posicionamento da Polícia Militar e da Polícia Civil.
Nas redes sociais, o policial que agrediu a idosa recebeu uma chuva de críticas. “Se filmando faz uma coisa dessas imagine sem as câmeras ? Revoltante, covardia com a senhora, um cara desse não deve respeitar nem a própria mãe”, escreveu um cantor em um comentário nas redes sociais.