A educação infantil é uma área de interesse bastante popular entre os estudantes e profissionais da educação. Especialmente para quem está na área de pedagogia, temas atuais de educação infantil são de grande relevância tanto para projeto de pesquisa como TCC sobre educação infantil.
A necessidade de encontrar novos temas de monografia leva os estudantes universitários a buscarem por temas para TCC sobre educação infantil 2023 como uma forma de inspiração para motivar suas próprias pesquisas. Porém, um bom TCC vai muito além disso e no artigo de hoje vamos cobrir algumas das etapas mais importantes para fazer um ótimo TCC de pedagogia com foco em educação infantil.
Aprenda a fazer um ótimo TCC sobre educação infantil em 5 etapas
Fonte: pexels.com
Na vida de todos os estudantes universitários chega um momento em que é necessário desenvolver um trabalho de conclusão de curso (TCC), esse projeto apresenta um nível de complexidade muito além de tudo que os alunos estão familiarizados até o momento. Até mesmo estudantes envolvidos em projetos de pesquisa que já tiveram a oportunidade de escrever um artigo científico ainda encontram dificuldades com o TCC.
Para tornar a experiência de fazer um TCC sobre educação infantil mais fácil e acessível para estudantes que estão na jornada de criação de uma monografia pode ser útil separar o processo em etapas. A seguir serão apresentadas as 5 etapas essenciais para fazer um TCC. Confira!
1. Escolha de temas pedagógicos atuais
Fazer a escolha de temas pedagógicos atuais sobre educação infantil não é uma tarefa trivial. Apesar de parecer que a verdadeira dificuldade do TCC só começa depois de iniciar o desenvolvimento do projeto, a escolha do tema é algo que pode tornar a experiência muito mais difícil ou mais fácil.
Para fazer a melhor escolha para o tema do seu TCC sobre educação infantil é importante se preparar fazendo uma pesquisa sobre quais são os temas mais relevantes no momento.
Uma forma de fazer isso e no processo também gerar material que pode ser utilizado na versão final do TCC de pedagogia é conduzir uma revisão sistemática ou mapeamento sistemático. Esse tipo de trabalho utiliza técnicas padronizadas de pesquisa para avaliar o estado da arte em alguma área de pesquisa e pode ser útil para encontrar lacunas de pesquisa e também justificar o tema escolhido.
2. Elaboração do projeto de pesquisa
A elaboração do projeto de pesquisa, também chamado de pré-projeto em algumas instituições de ensino, é a etapa do desenvolvimento do TCC sobre educação infantil que permite que o pesquisador defina o escopo da sua pesquisa de TCC. Uma boa definição de escopo de pesquisa auxilia no desenvolvimento do trabalho e não deve ser negligenciada.
É nessa etapa em que decisões como o tipo de trabalho que será desenvolvido e qual o cronograma para cada atividade do TCC são definidas. Essas decisões irão servir de guia para o estudante pesquisador de pedagogia na sua jornada para escrever sua monografia.
3. Metodologia
A metodologia é uma etapa importante do TCC sobre educação infantil. Por ser um tipo de trabalho científico existe uma expectativa de que um padrão metodológico seja devidamente seguido. Essa expectativa faz com que a banca leve em consideração se o trabalho definiu e seguiu uma metodologia de pesquisa na hora de fazer a avaliação.
Um trabalho que tem por objetivo fazer um estudo de caso é diferente de um projeto de intervenção ou uma proposta de modelo de ensino. Por isso é essencial que a metodologia seja definida de forma adequada e que ela seja seguida pelo estudante pesquisador.
4. Estrutura do TCC
O TCC assim como outros tipos de trabalhos acadêmicos segue um modelo de estrutura normalmente de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Esse modelo define uma padronização para os trabalhos produzidos e é uma das formas que o TCC é avaliado pela banca.
É essencial que a estrutura definida pela instituição de ensino seja seguida de forma adequada para garantir os melhores resultados.
Os elementos da estrutura de um TCC costumam ser:
- Elementos pré-textuais como capa, folha de aprovação, sumário, lista de figuras, resumo e abstract.
- Elementos textuais como introdução, fundamentação teórica, metodologia, desenvolvimento e considerações finais.
- Elementos pós-textuais como as referências bibliográficas, índice e apêndices.
5. Revisão
Ao concluir a escrita do TCC em educação infantil é essencial fazer uma revisão detalhada de todo o texto. Essa prática garante que o trabalho não será entregue com erros de gramática, problemas na formatação ou outros pequenos erros.
Além de prevenir que o trabalho seja entregue com erros, a revisão permite que sejam encontrados quaisquer possíveis problemas que estejam presentes no texto. Isso pode ser algo simples como uma frase que precisa ser reescrita ou até mesmo algo mais complexo como perceber a falta da definição de algum conceito na fundamentação teórica.
Assessoria