As empresas paraibanas são, em sua imensa maioria, novatas no mercado. Segundo dados fornecidos pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Paraíba (Sebrae/PB), a média de vida dos negócios em operação no estado é de pouco mais de três anos.
O maior grupo de pessoas jurídicas é formado pelos microempreendedores individuais (MEI), que somam 161.897 cadastros. Em seguida, com grande diferença em relação ao primeiro colocado, estão as microempresas (ME), que correspondem a 72.506 inscritos.
As empresas de pequeno porte (EPP) são apenas 8.637, enquanto as demais que estão fora do Simples Nacional totalizam 6.318.
A Paraíba está prestes a chegar a 250 mil empreendimentos distribuídos, principalmente, por João Pessoa, Campina Grande, Patos, Santa Rita e Bayeux.
Gestão das empresas
Segundo o especialista em Administração Marcos Leão, a principal causa da alta taxa de mortalidade empresarial está na gestão e que a tendência é de piora nos índices.
“Em períodos de turbulência econômica, instabilidade dos mercados globais e da aceleração nas dinâmicas de mercado, a falta de uma gestão profissionalizada torna-se o fator crítico de sucesso para a sobrevivência dessas empresas”, disse Leão.
Segundo ele, o mercado tem mudado muito rápido, novos conceitos vão moldando a sociedade. “Muitos empreendedores, sem uma visão estratégica e de futuro, não conseguem acompanhar os movimentos que entregam novas e melhores alternativas às necessidades dos consumidores, tornando obsoletos os produtos, serviços e, até mesmo, modelos de negócio”, alertou.
Importância dos anos iniciais
Para o professor da H. Forte Soluções Educacionais, associada à Fundação Dom Cabral (FDC), os três primeiros anos são cruciais e poderão definir a saúde dos estabelecimentos.
“Os meses iniciais são o de aporte, portanto é a fase do investimento. Depois disso, é necessário gerar resultado e o desafio maior está entre o segundo e o terceiro ano. Por isso, é tão importante criar, desde o primeiro dia de trabalho, uma cultura de condução estratégica que pense à frente e não apenas no dia a dia”, orientou Marcos.
Tempo de vida tem relação com porte da empresa
De acordo com a última pesquisa divulgada em 2021 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), menos de 40% das empresas nascidas no Brasil sobrevivem após cinco anos.
O estudo mostra que, quanto maior o porte da companhia, maior é a chance de permanência no mercado.
Para Marcos, independente do tamanho da organização, os empresários precisam criar um modelo de gestão que vá além do da parte fiscal, do processo contábil e da análise do retorno do investimento para o novo negócio.
“A saúde do projeto consistirá em profissionalizar a gestão e seu planejamento, implementando tecnologias que ajudem nos processos envolvendo finanças, marketing, vendas, compras, logística e distribuição. Tudo isso sem perder de vista os desafios e as oportunidades de longo prazo”, concluiu.