Nove vereadores foram eleitos, nas eleições suplementares, realizadas neste domingo (7).
As eleições suplementares no município é referente à cassação de seis vereadores em julho do ano passado, todos do partido Republicanos. O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) constatou uma fraude da legenda na cota de gênero, que prevê um percentual mínimo de 30% de candidaturas femininas entre seus candidatos em eleições proporcionais.
Como os seis vereadores dos nove eleitos eram do Republicanos, mais de 50% dos votos válidos pertenciam ao partido, portanto uma nova eleição precisava ser feita. Os cassados poderiam se candidatar novamente, e cinco dos seis se registraram e foram todos eleitos.
Júnior Freitas, Dr. Júnior, Zé Gordo, Ronaldo Alvarenga e Júnior de Gato vão retornar aos trabalhos na Câmara Municipal de Boa Ventura. Apenas Antônio Neto, também cassado, não conseguiu se eleger, ficando como primeiro suplente.
Ebinho (PSDB) e Antônio Madalena (PSDB), eleitos em 2020, também se elegeram. Livoneide Pinto (Solidariedade) não disputou este pleito, e Queiroga Pinto (PSDB) assumiu a posição, conseguindo a terceira maior quantia de votos. Suely Almeida (Republicanos) fechou o quadro de parlamentares.
Confira a lista:
1 – Júnior Freitas (Republicanos): 409 votos
2 – Ebinho (PSDB): 369 votos
3 – Queiroga Pinto (PSDB): 349 votos
4 – Dr. Júnior (Republicanos): 347 votos
5 – Zé Gordo (Republicanos): 323 votos
6 – Ronaldo Alvarenga (Republicanos): 300 votos
7 – Júnior de Gato (Republicanos): 297 votos
8 – Suely Almeida (Republicanos): 275 votos
9 – Antônio Madalena (PSDB): 205 votos
Posse ocorrerá no próximo dia 7 de julho.
Vale do Piancó Notícias