Uma cirurgia de transplante de coração foi realizada no início desta semana no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, no município de Santa Rita, Região Metropolitana de João Pessoa. Conforme apurou o ClickPB, a operação é o segundo do tipo realizado apenas este ano. A cirurgia beneficiou Suelio Silva, um homem de 57 anos que até então sofria de insuficiência cardíaca.
De acordo com a unidade hospitalar, a ação foi possíel graças a decisão da família de uma pessoa que faleceu aos 34 anos em doar o órgão. Segundo apurou a reportagem o doador sofreu morte encefálica após um acidente que resultou em um trauma crânico-encefálico (TCE). O procedimento cirúrgico teve duração de mais de cinco horas, iniciando no fim da noite da segunda-feira (17) e finalizando já na terça-feira (18).
A doação do órgão foi feita no Hospital de Trauma de João Pessoa, e além do coração para Suelio, também foram doados o fígado, o rim esquerdo e as córneas. Segundo o Hospital Metropolitano, o início da captação dos órgãos foi por volta das 21h e toda a logística da entrega até os hospitais transplantadores contou com apoio da Central Estadual de Transplantes, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Rodoviária Federal.
Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), realizou nesta semana mais um transplante de coração, pondo fim a um período de dificuldades enfrentado por Suelio Silva de Melo, de 57 anos, devido à insuficiência cardíaca. Vale salientar que a ação só foi possível graças à decisão da família de autorizar a doação de órgãos de um homem de 34 anos, que sofreu morte encefálica após um acidente que resultou em um trauma crânio-encefálico (TCE).
Suelio estava à espera de um doador por cerca de um mês. Porém, mesmo parecendo pouco tempo, foi um período bastante difícil devido ao agravamento da doença. O Hospital Metropolitano é referência em cirurgias cardíacas e neurológicas.
Fonte: Jaoquim Neto/Redação ClickPB