Acorrida eleitoral no município de Itaporanga, no Vale do Piancó, Sertão do estado, está fervilhando. Embate que só acontece daqui um ano e meio ganhou as ruas da cidade e a boca dos moradores.
Nas eleições de 2024, orefeito Divaldo vai apresentar a sobrinha Calina Dantas, chefe de Gabinete, como candidata que terá pela frente uma oposição fortalecida (com líderes que deixaram a situação) em torno do nome do médico Azif Lemos, de grande aceitação popular e serviços prestados à população.
Para aferir a temperatura dessa disputa, que será uma mudança de ciclo, o portal de notícia Diário do Sertão, decidiu promover uma enquete entre os dois nomes. Vale ressaltar a credibilidade e respeitabilidade do portal que é incólume à manipulação oficial.
Dito isto, nas últimas horas seus leitores puderam votar e com direito ao registro de apenas um único IP, atestando a confiabilidade da enquete. O resultado foi frustrante, banho de água fria na base de situação/oficial, que se empenhou convidando “espontaneamente” servidores e prestadores a votar, o que não surtiu efeito desejado.
Na enquete, o médico Azif Lemos aparece com 54,04% das intenções de votos, enquanto Calina Dantas 45,96%.
O fato é que a oposição ganha força a cada dia e deve sim apostar no nome do médico para vencer as eleições municipais em 2024.
Conforme analistas políticos locais, historicamente, nenhum prefeito foi eleito em Itaporanga sem apoio dos líderes que agora estão na oposição. O atual prefeito, por exemplo, foi eleito com apoio do ex-prefeito Berguinho, em 2016, e com o de Djaci, em 2020, que tem o filho como atual vice-prefeito.
Agora, o cenário político local mudou e a disputa promete ser tranquila para a oposição.
Vale do Piancó Notícias