O diretor-geral do Hospital e Maternidade Caçula Leite, em Conceição (PB), Hiderval Arruda, denunciou um enfermeiro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) por supostamente negar atendimento a uma paciente idosa. O caso teria ocorrido em janeiro deste ano.
Conforme os autos, no dia do acontecido, a enferma precisava ser transferida para uma unidade hospitalar de outra cidade devido à gravidade do estado de saúde dela, e a direção regulou a vaga e solicitou a ambulância do Samu para realizar o deslocamento, porém, o referido profissional teria se negado a realizar a transferência, alegando que era de competência do hospital.
Hiderval relatou à Procuradoria-Geral do município que só foi requerido o apoio da unidade porque todas as ambulâncias do Caçula Leite estavam em viagem com outros pacientes. Ele também ressaltou que a central de Piancó — que coordena os atendimentos do serviço móvel na região — já havia determinado a viagem na viatura.
Diante da suposta recusa, a paciente perdeu a vaga e precisou aguardar por várias horas para conseguir outra, sendo transferida somente na manhã seguinte com outra equipe plantonista.
Em face disso, a Comissão de Disciplina de Conceição abriu um procedimento administrativo disciplinar para apurar a denúncia e notificou o enfermeiro para que, em dez dias, faça a defesa e apresente suas razões sobre o ocorrido.
Se for configurado que houve negligência por parte do profissional de enfermagem, ele poderá sofrer sanções, dentre elas a demissão.