O aumento da produção do umbu, na Região Nordeste, será tema de um encontro, nos dias 17 e 18 deste mês, em Vitória da Conquista (BA). O evento terá a participação de produtores, empresários e pesquisadores de várias instituições para discutir o umbuzeiro como alternativa para o Semiárido.
O encontro vai contar com as presenças do presidente da Empaer, Aristeu Chaves, e do coordenador da Rede Umbu Nordeste, o extensionista Ewerton Bronzeado. Os dois vão discutir a possibilidade de expansão da cultura do umbu gigante em toda a região semiárida da Paraíba.
Essa variedade de umbuzeiro produz frutos maiores e mais suculentos que o umbu comum, e que tem se mostrado uma excelente opção de cultivo para a região do semiárido, por sua adaptabilidade às condições climáticas e sua importância socioeconômica.
SAFRA
As chuvas regulares deste ano possibilitaram à Paraíba colher uma safra de umbu estimada em três mil toneladas, nos 70 municípios produtores, superior à safra do ano passado que foi estimada em 790 toneladas, que são comercializadas para indústrias de vários estados do Nordeste.
Com acompanhamento técnico pela Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), o Governo do Estado trabalha na organização da cadeia produtiva e tem como meta introduzir a variedade gigante, cujos frutos chegam a 150 gramas.
Na Paraíba, os municípios de São Vicente do Seridó e Olivedos são os maiores produtores do fruto, mas a cultura se encontra em quase toda a região do Semiárido paraibano.