As seleções femininas de Inglaterra e Brasil se enfrentaram nesta tarde de quinta-feira (6), em partida válida pela Finalíssima 2023, disputada no Wembley, em Londres, na Inglaterra. O Brasil empatou nos acréscimos, levou a decisão para os pênaltis e perdeu nas cobranças por 4 a 2.
A Finalíssima, que reúne as equipes campeãs da Eurocopa e da Copa América num tira-teima entre os melhores países entre dois dos principais continentes do mundo do futebol. Em 2022, esse torneio voltou a ser disputado entre os homens e pelas mulheres, agora em 2023.
Com a derrota, o Brasil não tem nenhuma desvantagem ou qualquer consequência negativa por não conquistar o título. O mesmo vale para a Inglaterra, pois essa conquista serve apenas para aumentar a sala de troféus da forte seleção europeia e dar ânimo para a Copa do Mundo deste ano.
O jogo
Pela sua capacidade técnica e estilo de jogo, a Seleção Inglesa tomou de conta da partida, mas encontrava as brasileiras muito bem postadas na defesa. Porém, aos 23 minutos, uma belíssima troca de passes deixou Ella Toone livre para abrir o placar. O Brasil até que conseguia chegar à frente, mas tinha dificuldades de levar perigo.
Na segunda etapa, o cenário não mudou praticamente em nada. A Inglaterra permanecia dominante na partida e com a maioria das ações no jogo. A única mudança foi o Brasil, que manteve uma postura muito firme defensivamente, que evitou qualquer gol das inglesas. No ataque, tentou diversas vezes e conseguiu empatar com Andressa Alves nos acréscimos.
Nas penalidades máximas, para decidir o título, o Brasil até que poderia ter aberto uma vantagem sobre as inglesas. Mas após duas cobranças desperdiçadas, a Inglaterra abriu vantagem e ficou com o título.
Copa do Mundo Feminina
Entre o mês de julho e agosto, o principal torneio de seleções do mundo feminino acontecerá: a Copa do Mundo da FIFA. Tanto Brasil e Inglaterra estarão disputando o título na Nova Zelândia e Austrália,
que terá pela primeira vez uma premiação similar à masculina: cerca de US$ 150 milhões.