A revolução digital tornou a internet uma enorme fonte de informação. As pessoas procuram a internet sempre que querem notícias sobre qualquer coisa. Agências de notícias de várias partes do mundo publicam notícias em mídias sociais e sites para manter seu público-alvo informado sobre os assuntos atuais.
No entanto, vale ressaltar que as fake news não são algo novo. Tem sido usado para espalhar informações erradas e influenciar o processo de pensamento de pessoas pertencentes a uma determinada comunidade ou residentes em uma região geográfica específica contra uma entidade.
Além disso, muitos meios de comunicação colocam seu viés à frente ao publicar notícias e moldam a narrativa de um indivíduo ou elaboram um fato para que evoque negatividade entre as pessoas.
Além disso, não há autoridade específica para regulamentar globalmente as agências de notícias e os sites usados para publicar notícias. Essa falta de regulamentação resulta na disseminação de notícias falsas, falsas ou manipuladas. Desde que o mundo se tornou digital etorna-se uma aldeia global por causa da mídia digital, notícias falsas não demoram para se tornar virais e evocar emoções negativas como medo ou raiva entre o público.
Esse fenômeno geralmente ocorre porque as pessoas não mostram vigilância ou não realizam pensamento crítico ao analisar a realidade por trás de uma determinada notícia.
Em vez disso, eles simplesmente as compartilham com seus colegas por meio de mídias sociais e plataformas de mensagens sem saber se as notícias são realmente verdadeiras. Assim, eles também se tornam parte da máquina que espalha notícias falsas.
Este artigo destaca a importância da verificação de fatos, do pensamento crítico e da alfabetização midiática para ajudá-lo a analisar a credibilidade de vários tipos de notícias na Internet.
Mais detalhes são dados abaixo:
O que é verificação de fatos?
Como o nome sugere, verifica a credibilidade e precisão factual de um determinado relatório ou notícia. Tal relatório é frequentemente questionado por causa de possíveis vieses, natureza sedutora e resultados negativos relacionados às notícias questionáveis. Portanto, verificando os fatos pode ajudá-lo a prevenir efetivamente a disseminação de desinformação, desinformação e notícias falsas.
Por que o pensamento crítico é importante?
O pensamento crítico é a capacidade de um indivíduo de visualizar uma informação através de todos os ângulos possíveis de forma racional e lógica para determinar sua precisão factual. Também ajuda a conectar vários eventos por meio de ideias lógicas para entender melhor os motivos que desempenharam um papel fundamental na criação de informações manipuladas ou tendenciosas.
A capacidade de pensamento crítico permite que você avalie desinformação e desinformação. É também o principal elemento que desencadeia o processo de checagem de fatos e faz com que as pessoas questionem determinadas notícias ou informações. O pensamento crítico pode desempenhar um papel eficaz na determinação de notícias falsas.
Como a verificação de fatos e o pensamento crítico ajudam?
A capacidade de pensar criticamente e verificar os fatos com precisão pode nos ajudar a determinar a credibilidade de uma notícia questionável. Além disso, esses elementos podem nos ajudar a limitar a disseminação de notícias falsas antes que elas se tornem virais na web e criar inquietação ao evocar emoções, como medo ou raiva.
O pensamento crítico e a verificação de fatos podem ajudar as pessoas a entender o motivo por trás de uma determinada notícia. Aqui está como você pode determinar a credibilidade de uma determinada notícia.
Análise Imparcial de Notícias
A primeira coisa que você precisa fazer quandoencontrando notícia perturbadora é ler o artigo inteiro. Às vezes, o artigo de notícias que você vê na web é equipado com um título perturbador para obter uma quantidade substancial de cliques ou influenciar as pessoas a comprar um produto por causa da inquietação.
Além disso, muitas agências de notícias têm vieses políticos que as incitam a apoiar a narrativa de uma determinada entidade e apresentar a opinião do lobby contrário de forma negativa.
Portanto, é necessário deixar seus preconceitos de lado e analisar a notícia e os cenários relacionados antes de formar sua opinião.
Verificação através de várias fontes
Uma ótima maneira de verificar os fatos de uma determinada notícia é verificando-a por meio de várias fontes. Por exemplo, se você ouvir ou ler uma notícia destacando a negatividade contra um determinado país por causa de um determinado evento, analise a narrativa oposta para ter uma ideia. Agora que você tem a narrativa de ambos os lados, é hora de pensar criticamente para formar sua opinião.
Além disso, procure fontes de notícias confiáveis como BBC, Al-Jazeera, New York Times e Forbes para determinar a credibilidade das notícias. Você também pode contar com a ajuda do reverse pesquisa por imagem para essa finalidade. Você pode pesquisar por imagem para verificar a autenticidade de um artigo de notícias e determinar a relevância das imagens anexadas.
Avaliação da Fonte Publicadora da Notícia
Outra razão por trás da rápida disseminação da desinformação é a incapacidade das pessoas de avaliar a credibilidade do site de notícias, tablóide ou veículo que publica a notícia. Eles apenas veem a manchete e compartilham essa notícia nas mídias sociais com seus colegas, sem avaliar a credibilidade da fonte que a publicou. Muitos sites com nomes famosos são vistos como fontes de notícias confiáveis, mas URLs estranhos e extensões de URL como “.club” estão envolvidos na disseminação de notícias falsas. Assim, é preciso avaliar a credibilidade da fonte que publicou a notícia antes de reagir.
Conclusão
A rápida disseminação de desinformação por causa da mídia digital tornou-se a principal razão por trás da agitação entre as pessoas. Artigos de notícias falsas ou notícias manipuladas influenciam o pensamento e as reações das pessoas para fazê-las mostrar raiva contra uma entidade específica ou ter medo de outra. A verificação de fatos e o pensamento crítico podem nos ajudar muito com esse propósito. Discutimos tudo em detalhes acima para ajudá-lo a ter uma ideia. Espero que você goste do artigo!
Assessoria