A Nasa, a agência espacial norte-americana, divulgou nesta semana a imagem de uma formação “atípica” na superfície marciana: dunas de areia quase que perfeitamente circulares.
Embora não seja díficil encontrar no planeta vermelho montes dos mais variados tipos e formatos, a foto, capturada pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) em novembro do ano passado, surpreendeu os cientistas pela sua aparência especial.
Ainda que ligeiramente assimétricos, os montes foram encontrados numa região ao redor de dunas bem mais irregulares, perto de uma cratera em Utopia Planitia, no hemisfério norte do planeta.
Região onde as dunas de areia circulares foram encontradas. Formações podem ser vistas no topo da imagem, logo acima das dunas maiores. — Foto: Nasa via Reuters
A diversidade das formas e texturas na superfície de Marte é algo que sempre despertou a atenção dos cientistas.
A foto das dunas, inclusive, faz parte de uma série de imagens de um projeto que monitora como o fim do inverno influencia essas formações do planeta.
De acordo com Alfred McEwen, geologista planetário da Universidade do Arizona integrante da pesquisa, as áreas íngremes nas extremidades suis das dunas circulares indicam que os montes foram formados por ventos que nessa época geralmente se movem para o sul.
Em uma imagem anterior, é possível ver até mesmo a superfície das dunas coberta por uma geada marciana.
Dunas circulares cobertas em Marte cobertas por uma geada no planeta vermelho. — Foto: Nasa/Divulgação
Fonte: G1