O padre catarinense Aloísio Sebastião Boeing deu o primeiro passo para se tornar santo pela Igreja Católica. Nesta quinta-feira, o religioso teve suas virtudes heroicas reconhecidas pelo Vaticano e, assim, passou do título de “Servo de Deus” para “Venerável”. O processo foi feito com a aprovação do Papa Francisco. Esta é a primeira etapa para uma pessoa ser canonizada.
Caminho até a canonização
Para que alguém seja canonizado, é necessário ser aprovado em três etapas dentro da Igreja. Quando se abre a causa oficialmente, ainda na diocese, o postulante ao título de santo se torna servo de Deus. Na sequência, o processo segue para Roma e, se aprovado, o postulante vira venerável.
O passo seguinte é a comprovação de um milagre ou de um martírio, isto é, quando a pessoa prefere morrer a macular sua fé. Essa é a condição para se tornar beato, última etapa antes da canonização.
Para o beato ser finalmente declarado santo, é preciso comprovar um segundo milagre. Feita essa checagem, a Congregação para a Causa dos Santos do Vaticano envia o processo para o Papa que canoniza o novo santo.
Fonte: O Globo