Na reedição da última final, o Real Madrid venceu o Liverpool por 5 a 2 nesta terça-feira (21), em Anfield, na Inglaterra, pela partida de ida das oitavas de final da Champions League. Após sair atrás do placar por dois gols, marcados por Darwin Núñez e Salah, os espanhóis deram show e viraram com Vinícius Júnior, duas vezes, Éder Militão e Benzema, também duas vezes.
Agora, a equipe comandada por Jurgen Klopp terá de vencer por pelo menos três de diferença, no Santiago Bernabéu, para manter viva a chance de classificação às quartas de final da maior competição de clubes da Europa. O jogo de volta está marcado para o dia 15 de março.
Na outra partida do dia, também pela ida das oitavas, o Napoli venceu o Eintracht Frankfurt por 2 a 0, na Alemanha, e também abriu boa vantagem fora de casa. Victor Osimhen e Di Lorenzo anotaram os gols. As equipes voltam a se enfrentam na mesma data de Real Madrid e Liverpool.
O jogo
O time da casa começou com tudo e abriu o placar logo aos quatro minutos de jogo, quando Salah dominou a bola na ponta direita, avançou em direção à área e cruzou na medida para Darwin Núñez. O uruguaio utilizou toda sua habilidade para descolar uma linda letra, pegando Courtois no contrapé.
Depois dos dez minutos iniciais, o jogo ficou aberto, e tanto Rodrygo quanto Salah perderam boas oportunidades para aumentar o marcador. Mas foi justamente o egípcio quem ampliou, em uma falha bizarra de Courtois, aos 14 minutos. Depois de o goleiro não conseguir dominar dentro da área, a bola sobrou nos pés do camisa 11 do Liverpool, que só teve o trabalho de empurrar para o fundo da rede.
Quando o Real Madrid parecia acuado, a áurea do maior vencedor da história da Champions League apareceu de novo, dessa vez nos pés do brasileiro Vinícius Júnior. Aos 21 minutos, o atacante tabelou com Benzema, achou espaço na área e soltou uma bomba, que parou no canto esquerdo do goleiro Alisson.
Logo na sequência, Carvajal salvou o que seria o terceiro gol dos Reds. Após bate rebate na pequena área, Darwin Núñez chutou travado com o lateral. Com o jogo ainda bem aberto, Vini teve outra oportunidade praticamente idêntica ao seu primeiro gol, aos 29 minutos, mas Alisson foi melhor e defendeu o chute.
Se Courtois presenteou Salah de um lado, Alisson devolveu a gentileza a Vini Jr de outro . Aos 36 minutos, o goleiro brasileiro recebeu um recuo e, pressionado pelo rival, rifou diretamente no atacante a bola, que morreu no fundo das redes. Esse foi o sexto gol de Vinicius em sete jogos desta edição da Champions.
No fim da primeira etapa, o Real ainda perdeu uma grande chance de virar. Benzema lançou Vini na ponta, e o brasileiro cruzou para Rodrygo na pequena área. Robertson chegou antes e empurrou para escanteio, evitando o que seria um gol fácil para o Menino da Vila.
Assim como a primeira, a segunda etapa começou com gol relâmpago, mas dessa vez quem marcou foi o Real. Logo no primeiro minuto, Vini foi para cima e sofreu falta perigosa na lateral-esquerda da área do Liverpool. Na cobrança, Modric colocou a bola na cabeça de Militão, que testou firme para o gol.
Aos dez, o artilheiro do Madrid apareceu e anotou o dele. Depois de linda tabela com Rodrygo, Benzema arriscou de esquerda e contou com desvio em Joe Gomez, tirando qualquer chance de Alisson defender. E o Real não parou por aí. Aos 22 minutos, Modric armou um rápido contra-ataque, enfiou a bola para Vini Jr, que deixou Benzema na boa dentro da área. O camisa 9 limpou Alisson e chutou no ângulo – um golaço!
Depois da larga vantagem, o Real Madrid só administrou o jogo. O Liverpool até tentou criar, mas não ofereceu risco claro ao gol de Courtois. Do outro lado, Ancelotti aproveitou para dar rodagem a jogadores que podem ser importantes para a sequência da equipe, como Kroos e Asensio. O Liverpool terá missão difícil para conseguir a classificação. Na primeira parte da reedição da final de 2022 deu Madrid.
FICHA TÉCNICA
LIVERPOOL 2 x 5 REAL MADRID
Local: Anfield, Liverpool – Inglaterra
Data: 21/02/2023
Árbitro: István Kovács (ROU)
Assistentes: Vasile Florin Marinescu (ROU) e Ovidiu Artene (ROU)
VAR: Massimiliano Irrati (ITA)
Cartões amarelos: Harvey Elliott; Vinícius Júnior.
Gols: Darwin Núñez, aos 4 do 1°T e Salah, aos 14 do 1°T. Vinícius Júnior, aos 21 e 36 do 1°T; Éder Militão, aos 2 do 2°T e Benzema, aos 10 e 22 do 2°T.
LIVERPOOL: Alisson; Alexander-Arnold, Joe Gomez (Matip), Van Dijk e Robertson; Fabinho, Henderson (Milner) e Bajcetic (Harvey Elliott); Salah, Gakpo (Firmino) e Darwin Núñez (Diogo Jota). Técnico: Jürgen Klopp.
REAL MADRID: Courtois; Carvajal, Éder Militão, Rüdiger e Alaba (Nacho Fernández); Camavinga, Valverde e Modric (Toni Kroos); Vinícius Júnior, Rodrygo (Dani Ceballos) e Benzema (Asensio). Técnico: Carlo Ancelotti.