“Sou mãe de um filho gay e me orgulho muito”, assim descreve a paraibana Iara Sanny ao falar do filho, Gabriel Granjeiro, ou Gabilo, como ela o chama, em um vídeo que viralizou na rede social TikTok, após a mãe descrever a história de construção da identidade e aceitação da orientação sexual do filho. Ela também fala como os dois são companheiros na convivência diária.
Veja o vídeo na íntegra
O vídeo da família, que reside em João Pessoa, já acumula mais de 6 milhões de visualizações na plataforma onde foi publicado. A ideia de fazer um vídeo com a temática veio naturalmente, pois Iara já comentava sobre a família e outros assuntos da vida em outros vídeos na rede social e decidiu comentar, neste vídeo, sobre sua história e relação com o filho.
“Eu já estava fazendo conteúdos com relatos sobre a minha vida, e em várias ocasiões o público perguntava sobre Gabilo. E então, da mesma forma que falei sobre meus pais e sobre mim, falei naturalmente sobre o meu filho”, disse a mãe.
A sensibilidade e narração cautelosa de Iara fizeram com que o vídeo tivesse repercussão positiva e, segundo a mãe de Gabilo, a mensagem do material veiculado é de acolhimento e amor.
“A mensagem é que toda mãe/pai é capaz de superar suas limitações e com simplicidade compreender, esperar, acolher, e amar seu filho, independente de sua sexualidade”, pondera Iara.
“Agradeço todos os dias por Gabilo ser do jeitinho que é”, celebra Iara Sanny, mãe de Gabilo.
No vídeo que viralizou, Iara conta que, desde a infância de Gabriel, percebia no filho uma criança mais sensível que as demais, principalmente quando se comparava aos demais primos, e houve os primeiros questionamentos da mãe: “será que Gabilo é gay?”, se indagava.
O pânico do preconceito e a incerteza da orientação sexual do filho gerou diversos questionamentos na cabeça de Iara, que, segundo ela, “hoje a fazem rir”, mas que, com o passar do tempo, deixou o filho responder por si só esses questionamentos.
Num trecho do vídeo, Iara comenta que o medo deu lugar à coragem, e ela decidiu prepará-lo no que pudesse, para ser verdadeiro com ele mesmo e com o mundo. “Eu achei que o melhor caminho teria que ser natural, dar muito amor, sem fazer questionamentos”, diz Iara.
Essa atitude da mãe permitiu que Gabilo tivesse um ponto de apoio para, primeiro, compartilhar sentimentos, e, posteriormente, o auxiliasse no processo de aceitação da orientação sexual.
“Pra mim foi fundamental [ter o apoio da mãe]. Ter a minha mãe ao meu lado em todas as fases da minha vida foi de extrema importância para facilitar o meu processo de aceitação e para a construção dos meus valores”, disse Gabilo.
Num momento do vídeo compartilhado por Iara Sanny, ela relata como foi ter tido conhecimento do primeiro amor homoafetivo do filho. Em 2016, Gabilo contou à mãe que estava apaixonado por um garoto e, ao saber da notícia, disse ao filho que estava feliz e mais feliz ainda por ter contado à ela. Foi neste momento que a mãe tomou a iniciativa de dividir a novidade com a família.
“Gabilo está de namorado. Ele está feliz e eu também. A partir de hoje, onde não couber meu filho, não me cabe”, disse Iara à família sobre o relacionamento homoafetivo do filho. Gabilo foi abraçado e apoiado no novo relacionamento.
“Quando se tem apoio em casa, as barreiras e dificuldades externas se tornam muito menores do que são”, comentou Gabilo sobre a importância do apoio da família com relação a sua orientação sexual.
O processo de entendimento da orientação sexual de um jovem pode ser variado, demorado e subjetivo, e com Gabilo não foi diferente. O jovem explicou ao g1 que o apoio e compreensão da mãe foi fundamental para que ele entendesse o seu processo de aceitação sexual e, consequentemente, amadurecimento pessoal.
“À medida que fui amadurecendo e compreendendo mais os ensinamentos da minha mãe, fui entendendo que não é sobre a aceitação dos outros, e sim sobre a nossa aceitação. Daí quando a gente se aceita, tudo fica mais fácil. Com 18 anos me assumi para o meu ciclo de amigos e com 19 pra minha família, e a sensação é muito libertadora”, declarou.
“Aquele peso guardado por anos foi substituído por muito amor e acolhimento”, relatou Gabilo.
Iara Sanny disse ao g1 que a todo momento teve respeito às opiniões e posturas do filho, e que tem orgulho de Gabriel, principalmente pela convivência positiva que os dois construíram, especialmente a partir do momento em que ele assumiu sua sexualidade.
“Eu nunca abri mão de ser a mãe que educa e que tem pulso firme, porém sempre tive muito respeito pelas opiniões e posturas de Gabilo. Nós nunca buscamos ser a mãe e o filho perfeitos, mas a forma como a gente conduziu essa relação nos levou a uma conexão de amor e respeito”, explicou Iara sobre a convivência positiva e parceria que tem com o filho.
Repercussão.
O vídeo que Iara Sanny publicou no seu perfil pessoal na rede social TikTok, publicado em 15 de fevereiro, obteve repercussão positiva na rede e já conquistou mais de 6 milhões de visualizações e mais de 1,2 milhõão de comentários na plataforma.
A repercussão do vídeo gerou surpresa na família paraibana e ficaram felizes que muitas pessoas se identificaram com a história de vida deles, principalmente com a de Gabilo.
“Estamos surpresos com tamanha repercussão, principalmente por ser uma repercussão positiva. Mas estamos encarando de forma tranquila porque se trata da nossa vida e da nossa verdade. E ficamos muito felizes em saber que tantas pessoas se identificaram e que a discussão sobre o assunto pode ajudar muita gente”, relatou Iara sobre a repercussão que o vídeo tem conquistado nas redes sociais.
Fonte: Erickson Nogueira*, g1 PB