O atual período vivido pelos sertanejos em se tratando de chuvas é bastante incerto, a seca mais uma vez assola agricultores, pescadores e população em geral, a preocupação é cotidiana, um exemplo claro disso é a atual situação hídrica de um dos maiores mananciais do sertão, a Barragem da Farinha em Patos encontra-se praticamente seca.
O manancial tem uma capacidade total de 25.738.500 milhões de metros cúbicos de água, e encontra-se atualmente com apenas 7,98% de sua capacidade hídrica, o que corresponde a 2.055.117 m³.
Barragem da Capoeira e Açude do Jatobá são os outros dois reservatórios que abastecem Patos e cidades da região circunvizinha, o nível desses mananciais também preocupa, além de abastecer os sertanejos, também serve de renda para pescadores.
O meteorologista e físico Rodrigo Cezar Limeira, conversou com nossa equipe de reportagem e chamou atenção para o inverno em 2023 na região, ele destacou que tudo indica que não será nada de anormal em termos positivos, a perspectiva para 2023 é de um período chuvoso abaixo da média dos últimos anos.
Já está em vigor desde o dia 1º de dezembro de 2022, uma portaria que proíbe transporte, comercialização e armazenamento de peixe, espécies como piau, curimatã, branquinha e sardinha encontram-se em período de reprodução, essa portaria é válida em todo o território paraibano, essa norma se estende até 28 de fevereiro de 2023.
PIRACEMA
O período é considerado a época de reprodução das espécies de peixes da região, e a medida visa a não extinção ou problemas no meio ambiente e no equilíbrio nos mananciais.