O governo do México enviou, na 3ª feira (7.fev), um grupo de cães para auxiliar nas operações de resgate na Turquia e na Síria. Ambos os países foram fortemente afetados por um terremoto de magnitude 7,8 na escala Richter no início da semana, resultando na morte de 8,3 mil pessoas até o momento.
Pelas redes sociais, o secretário de Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard, informou que 16 cães, famosos pelo alto treinamento de busca e resgate, já foram enviados aos países. Além dos caninos, uma equipe interinstitucional composta por 150 pessoas também embarcaram rumo aos territórios turco e sírio.
A ajuda é mais do que bem-vinda, uma vez que as equipes de resgate estão sobrecarregadas nos países, sobretudo devido às temperaturas negativas e ao alto nível de destruição dos edifícios. Fora os milhares de mortos, os trabalhadores já resgataram 37 mil moradores feridos na Turquia e 1,4 mil na Síria.
Para auxiliar os mexicanos que vivem nos países, Ebrard informou ainda que o governo fornecerá suporte para a emissão de passaportes, vistos e voos. “Nosso embaixador em Ancara [capital turca] está atento para recebê-los e fornecer todo o suporte necessário”, afirmou o secretário.