O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta terça-feira (7), com o ex-governador de Pernambuco Paulo Câmara e o convidou para assumir a presidência do Banco do Nordeste (BNB). A financeira estava sob a chefia de indicados por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Segundo informações do jornal O Globo, Lula cogitava três nomes para a presidência do BNB: Zilana Melo Ribeiro, atual presidente do conselho de administração do Instituto Nordeste Cidadania (Inec); Stelio Gama, que preside o Inec, e o de Paulo Câmara.
Agora, o próximo passo é a aprovação do Senado por meio de um projeto de lei que altere a Lei das Estatais e reduza o prazo para políticos assumirem os cargos.
Os nomeados para estatais deve estar afastados dos seus partidos há, pelo menos, três anos, conforme a legislação vigente.
O ex-governador de Pernambuco se desfiliou da legenda há apenas, 12 dias, quando deixou a vice-presidência da executiva nacional do PSB.
Segundo Lula, o histórico de Paulo confere uma forte indicação para ocupar o cargo. O futuro presidente do banco é auditor do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), economista e tem pós-graduação em Finanças.
No governo de Eduardo Campos, Câmara foi secretário de Administração e da Fazenda. Foi pela indicação de Campos que Paulo Câmara foi candidato ao governo, sendo eleito em 2014, ocasião que resultou na sua reeleição quatro anos depois.