A Polícia Federal, em conjunto com a Polícia Militar, deflagrou na manhã desta segunda-feira (06.02) uma operação contra suspeitos de tentativa de fraude no concurso da Universidade Federal da Paraíba, realizado no domingo (5). Estão sendo cumpridos dois mandados de busca e apreensão, um no bairro do Geisel e outro em Água Fria, em João Pessoa. Um dos pontos abordados é a casa de um policial militar.
A operação é desdobramento de ação realizada ontem, quando policiais prenderam em flagrante três pessoas suspeitas de tentarem fraudar o concurso. Segundo a PF, elas teriam cometido o crime se utilizando de pontos eletrônicos para receber as respostas das questões do exame. As abordagens e prisões ocorreram nos locais de aplicação das provas no Centro da capital, sendo duas pela manhã e uma à tarde.
Após as denúncias, informações da inteligência e cruzamento de dados levaram à identificação de envolvidos. Cautelares foram representadas no plantão da Justiça Federal ainda no domingo, tendo sido expedidos dois mandados de busca e apreensão.
As provas do concurso da UFPB foram aplicadas para 37.285 inscritos nos municípios de João Pessoa, Bananeiras, Areia, Mamanguape e Rio Tinto. O certame oferece 92 vagas para cargos de técnico-administrativos.
A organizadora do certame é o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). Entre os cargos ofertados estão o de assistente em administração, técnico em tecnologia da informação, técnico de laboratório/análises clínicas, administrador, contador, engenheiro agrônomo, engenheiro civil, geógrafo, nutricionista, odontólogo, técnico em assuntos educacionais e terapeuta ocupacional.