Um projeto pode mudar os rumos da biodiversidade marinha da Paraíba nos próximos quatro anos. Isso porque o Programa Estratégico de Estruturas Artificiais Marinhas da Paraíba (Preamar) tem um orçamento de R$ 2,5 milhões para instalar recifes artificiais marinhos e também restaurar ecologicamente os corais das praias de João Pessoa e da Região Metropolitana da capital.
O Preamar busca se enquadrar ao combate às mudanças climáticas e também aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (chamado de Agenda 2030), da Organização das Nações Unidas (ONU). Por isso a essa série de ações socioambientais, com base na instalação de até 10 mil recifes artificiais. O intuito é, a partir disso, recuperar a biodiversidade, otimizar o turismo náutico e subaquático, além de colaborar com a gestão da pesca no estado.
As áreas para instalação desses serão definidas através da realização de estudos ambientais, com participação direta dos segmentos do turismo, pesca e navegação. A primeira fase dos trabalhos será feita através de planejamento, diagnósticos ambientais e reuniões públicas com a comunidade. A fase seguinte será de instalação das estruturas em concretos em locais que serão determinados previamente. Por fim, será feito o monitoramento das ações do projeto.