Em um mundo repleto de distrações, o desafio é prender a atenção dos usuários. Para conseguir essa façanha, os videogames apostam na realidade virtual (VR). O objetivo sempre foi colocar o jogador “dentro” do jogo e, até agora, as tramas e a ação foram as ferramentas utilizadas para oferecer essa experiência aos usuários, no entanto, a VR surge como uma nova alternativa.
A tecnologia anda de mãos dadas com a indústria dos jogos eletrônicos, a última revolução veio com a conquista dos celulares, que transformados em smartphones ganharam os aspectos necessários para se converterem em consoles portáteis com jogos exclusivos e campeonatos profissionais. Essa novidade abriu as portas do mundo gamer para um novo e imenso público.
Outro dispositivo que está cada vez mais popular são os Óculos de Realidade Virtual. Esses aparatos são capazes de transportar o seu portador a um mundo digital altamente imersivo. É exatamente essa qualidade que faz com que a indústria dos jogos eletrônicos tenha interesse nessa tecnologia. Atualmente, existem diversos jogos dedicados ao VR, só para o PlayStation são mais de 600 títulos, por exemplo. E mostrando que a Sony parece querer continuar neste mercado, há o lançamento do PS VR2 no próximo mês.
Velhos conhecidos, nova realidade
Apesar de a VR ser uma tecnologia relativamente recente no mundo dos videogames, algumas franquias clássicas já marcam presença no segmento. Afinal, chegar primeiro oferece às desenvolvedoras maior experiência na criação dos ambientes e na jogabilidade virtual.
Começando por Resident Evil. A saga é um clássico dos videogames desde 1996, quando foi apresentado o primeiro jogo da franquia. Para o VR, a primeira entrega ocorreu em 2021, o jogo Resident Evil 4 VR é um remake desenhado especialmente para o ambiente de realidade virtual com especial atenção à jogabilidade.
Outra série consolidada que já chegou ao VR é Skyrim. O jogo de RPG conquistou uma legião de fãs com os primeiros capítulos da saga. Para a versão em realidade virtual, os produtores não pouparam esforços para reproduzir a experiência de mundo aberto. O título também conta com algumas expansões que aumentam a aventura.
Transporte às mesas digitais
A tecnologia imersiva também chegou ao mundo dos jogos de cartas. Com o aumento no número de jogadores de poker online, as principais operadoras do setor estão buscando novas formas de conquistar a preferência dos internautas.
Quem deu o salto ao mundo da realidade virtual foi o PokerStars, que apresentou um modo de jogo em VR. No game, o jogador é transportado a um ambiente realista e repleto de detalhes interativos. Na mesa digital, estão outros jogadores, com os quais é possível interagir.
O iGaming é um segmento que vem ganhando espaço no mercado de jogos eletrônicos nos últimos anos. A chegada da realidade virtual nesse campo abre novas possibilidades para a melhoria da experiência dos usuários. Afinal, as modalidades desse gênero são originárias dos cassinos e todas elas contam com algo de interação. Poder reproduzir o mesmo no mundo online será um incremento importante.
Trabalhando o corpo com a realidade virtual
Um fator positivo que a VR traz mais fortemente ao ambiente dos videogames é a necessidade de se mexer. Ainda que não seja uma completa novidade, afinal o Nintendo Wii foi o grande marco nesse aspecto, com a realidade virtual, alguns títulos fazem os jogadores suarem a camisa.
Um dos títulos mais populares é The Climb 2, esse game coloca o jogador no papel de um escalador que enfrenta os mais diversos desafios, nos mais variados cenários. São paredões de pedra na natureza e edifícios modernos no meio da cidade. A imersão é completa e as emoções, por vezes, afloram. Especialmente para quem tem medo de altura.
Para os que preferem uma vida equilibrada entre o videogame e a academia, a solução surge no game Supernatural. Esse jogo é desenhado para que o jogador realize treinos enquanto joga. Nas lentes do VR, o usuário vê uma série de objetos vindo em sua direção e com um par de espadas ele tem que se defender. De um lado ao outro, para cima e para baixo, ao final da partida, o exercício estará feito.
A realidade virtual está ganhando espaço na indústria dos jogos eletrônicos. Em 2021, esse segmento de mercado estava avaliado em 21,83 bilhões de dólares, segundo dados da Grand View Research. O crescimento projetado pelo mercado também será refletido na produção de jogos e novas experiências utilizando as melhorias tecnológicas da realidade virtual.