Os governadores estaduais fizeram uma reunião de emergência de forma remota, na noite deste domingo (8.jan), para tratar dos ataques golpistas ocorridos no Distrito Federal. Os gestores informaram que estão mandando reforço de contigente policial para atuar na segurança da capital da República. Uma nova reunião ocorrerá, nesta 2ª feira, às 18h, com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
O ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, afirmou que está negociando com os Estados e disse que já havia a confirmação dos gestores do Piauí, da Bahia, de Goiás e de Alagoas. “Esses governadores já colocaram à disposição os membros da Força Nacional de Segurança dos seus estados para se deslocarem a Brasília. O objetivo é apoiar as ações do governo federal na intervenção da segurança do DF”, pontuou.
Elmano de Freitas, governador do Ceará, destacou três pontos tratados na reunião: a união dos Estados na defesa da democracia e no respeito às instituições; a disponibilização das forças de segurança estaduais; e a realização de uma reunião com o presidente Lula nesta 2ª feira. Ele determinou o envio de 70 policiais militares para o DF. “O pedido de apoio foi feito pelo Governo Federal aos estados após manifestação dos governadores.”
Forças
O governador de Alagoas, Paulo Dantas, informou ter garantido 30 homens das forças policiais. “Estamos querendo ampliar para 50 a nossa contrubuição para garantir a segurança da capital do país”, afirmou. João Azevêdo, da Paraíba, confirmou o mesmo contigente. “Autorizei agora, a pedido do Governo Federal, o envio de 30 policiais paraibanos para ajudar as forças de segurança nacional a manter a ordem, proteger as instituições e o patrimônio público, bem como combater o vandalismo e o terrorismo no Distrito Federal.”
Por sua vez, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, disse já ter tomado as providências para que os agentes de segurança estejam prontos a partir desta 2ª feira. “O RN se soma a outros Estados e enviará agentes de segurança para atuar durante a intervenção federal em Brasília”, declarou, por meio das redes sociais.
“O governo do Pará está enviando para Brasília 60 policiais do Comando de Missões Especiais e Batalhão de Choque”, anunciou o governador Helder Barbalho.