Após 24 horas aberto ao público, o velório de Pelé foi encerrado pouco depois das 10h desta terça-feira. O corpo do Rei do Futebol, morto na última quinta, será levado da Vila Belmiro em cortejo até o Cemitério Memorial Necrópole Ecumênica, onde será sepultado à tarde em cerimônia fechada apenas a familiares.
Segundo estimativa do Santos, cerca de 230 mil pessoas tinham visitado o velório até às 9h30 desta terça. Os portões do estádio foram fechados ao público às 9h50. O caixão de Pelé foi fechado às 10h03, sob aplausos.
O cortejo fará um trajeto de 13 quilômetros próximo à praia e passará em frente à casa da mãe de Pelé, dona Celeste, antes de seguir o caminho até o cemitério.
Durante a manhã, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve no funeral acompanhado da primeira-dama Janja Lula da Silva. Eles participou, com familiares e outros convidados, de uma missa realizada na tenda onde estava o caixão de Pelé.
Como vai ser o sepultamento?
O corpo de Pelé será sepultado nesta terça-feira, no Memorial Necrópole Ecumênica.
Antes do sepultamento, reservado apenas para familiares, está previsto o cortejo com o corpo de Pelé pelas ruas de Santos . Veja aqui qual será o trajeto.
A Vila Belmiro está localizada no canal 2 na cidade do litoral paulista. O local do sepultamento fica a menos de 1km do estádio, próximo ao canal 1.
O traslado, porém, será maior e incluirá passagem até pelo canal 6, onde vive dona Celeste, mãe de Pelé, que tem 100 anos de idade.
O esquema no trânsito será adaptado por causa do sepultamento e valerá da 0h às 18h. A rota alternativa indicada pela CET é a Avenida Pinheiro Machado, já que as seguintes vias serão interditadas:
- Rua Joaquim Távora, entre as avenidas Senador Pinheiro Machado e Nilo Peçanha;
- Rua Cincinato Braga;
- Rua Dr. Vital Brasil, entre a Rua Mal. José Olintho de Carvalho e a Av. Nilo Peçanha;
- Prof. Reinaldo Porchat, entre as ruas Delfino Stockler de Lima e Joaquim Távora;
- Rua José Gonçalves da Mota Jr, entre as ruas Delfino Stockler de Lima e Joaquim Távora;
- Av. Nilo Peçanha, entre as ruas Joaquim Távora e Delfino Stockler de Lima
O sepultamento será exclusivo para familiares e acontecerá no cemitério vertical em que Pelé adquiriu um lóculo, nome dado ao jazigo elevado, em 2003. O local tem vista para a Vila Belmiro.