O ano está chegando ao fim e, ao longo de 2022, vários fatos ocorreram na região do Vale do Piancó, sendo os de mais destaque os que envolvem polícia.
Confira mês a mês:
JANEIRO
• Policial aposentado é encontrado morto em Diamante
O corpo do policial militar Paulino Picon Moreno, de 78 anos foi encontrado morto na tarde do dia 4 de janeiro no sítio Pombinho, município de Diamante-PB.
O idoso foi vítima de latrocínio, e os suspeitos foram dois jovens, de 18 e 19 anos, residentes em Conceição,
• Relembre
• Morre vice-prefeito de Diamante, George Abílio
Morreu na madrugada de 10 de janeiro o médico Francisco George Abílio Diniz, de 64 anos. Dr. George, como era conhecido, também ocupava o cargo de vice-prefeito no município de Diamante-PB, sua terra natal.
O médico foi vítima de um infarto fulminante E vinha em tratamento de saúde fazendo hemodiálise.
• Relembre
FEVEREIRO
• Três pessoas são baleadas durante tentativa de homicídio, em Diamante
O servente de pedreiro Francisco de Assis Vidal Marques, mais conhecido como Franco de Otôn, de 38 anos, foi atingido por um tiro na cabeça durante uma tentativa de homicídio na noite do dia 5 de fevereiro na cidade de Diamante (PB).
Além do homem, o filho dele, de 17 anos, foi acertado na coxa, e uma menina de 12, que mora nas proximidades, também acabou sendo ferida por um dos estilhaços.
• Relembre
• Acusado de matar policial de Diamante é absolvido por Tribunal do Júri
O Conselho de Sentença do Tribunal de Júri da Comarca de Coremas (PB) absolveu, em julgamento no dia 7 o réu Damião Guedes de Oliveira, acusado de ter matado o policial militar diamantense José Gomes da Silva, mais conhecido como Sargento J. Gomes. Por maioria, o Corpo de Jurados entendeu que o crime tratou-se de legítima defesa e homicídio qualificado.
O julgamento aconteceu de forma virtual e levou 11 horas de oitivas de testemunhas e de debates entre a acusação e a defesa. O réu participou direto de um presídio na cidade de Aparecida de Goiânia (GO).
• Relembre
• Inusitado: moradora encontra cobra no portão de casa em Itaporanga
Uma moradora levou um susto no dia 16 de fevereiro ao encontrar uma cobra no portão da casa dela, no bairro Alto das Neves, cidade de Itaporanga. O animal estava enroscado entre as grades.
Damiana Sousa, de 23 anos, avistou a jiboia quando ia saindo do imóvel. A mulher chamou vizinhos que tinham conhecimento para auxiliar na retirada.
A cobra foi solta em segurança e devolvida à natureza.
• Empresária de Boa Ventura morre aos 36 anos vítima de Tromboebolismo pulmonar
A empresária Danúbia Galdino, de 36 anos, morreu na tarde do dia 18 vítima de Tromboebolismo pulmonar na cidade de Juazeiro, no Ceará. Ela era natural de Boa Ventura, mas estava no estado cearense para fazer exames.
Danúbia sentiu fortes dores de cabeça e foi socorrida a um hospital local. Ao dar entrada na unidade, ela passou mal, foi levada para emergência, mas não resistiu e veio a óbito.
• Relembre
MARÇO
• Ex-prefeita de Diamante fica inelegível por oito anos após ser condenada por improbidade administrativa
No início de março, juiz Antônio Eugênio condenou a ex-prefeita de Diamante (PB), Carmelita Mangueira, por improbidade administrativa devido a uma série de irregularidades financeiras. A ação foi movida pelo Ministério Público com base em dados documentais do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
O magistrado entendeu que ela cometeu uma série de irregularidades que causaram dano ao erário e violaram os princípios da improbidade administrativa.
Sendo assim, o juiz julgou procedente a ação e condenou a ex-prefeita ao pagamento de multa civil equivalente ao valor do dano, a ser devidamente apurado em fase de liquidação de sentença e suspensão dos direitos políticos por 8 anos.
• Relembre
• Jovem boaventurense de 24 anos morre por complicações pós-parto
A jovem Rosângela Rodrigues, de 24 anos, morreu na noite de 14 de março após complicações no pós-parto.
Rosa, como era mais conhecida, estava internada há quatro dias em um hospital de Campina Grande. Ele tinha lúpus e, durante o internamento, sofreu três paradas cardíacas e acabou não resistindo.
• Homem natural de Diamante é encontrado morto com marcas de facadas, em Ibiara
O diamantense Wilha de Sousa, de 32 anos, foi encontrado morto nas primeiras horas do dia 17 de março no bairro Ibiarinha, na cidade de Ibiara (PB). O corpo foi encontrado por garis que faziam limpeza de rua. Ele estava ensanguentado no chão com marcas de facadas pelo corpo.
O homem assassinado durante a madrugada após uma bebedeira.
Na casa onde ele estava foram encontradas drogas.
ABRIL
• Idoso de 80 anos desaparece em área rural de Diamante e é encontrado morto
O aposentado Marleno Barros Mangueira, de 80 anos, passou dois dias desaparecido na zona rural de Diamante e foi encontrado morto na manhã de 6 de abril em um açude no sítio Antas, em Boa Ventura (PB).
O idoso foi achado por populares que estavam fazendo buscas.
• Relembre
• Corpo de idoso é encontrado carbonizado dentro de casa, em Itaporanga
O corpo do idoso Francisco Victor Moreira, de 82 anos, foi encontrado carbonizado na manhã do dia 15 de abril na cidade de Itaporanga (PB). Chico Guarda, como era mais conhecido, foi achado já sem vida por populares.
O fogo teria sido causado por uma vela que Chico tinha acendido ao lado da cama na noite de ontem. O objeto de cera teria queimado o quarto enquanto a vítima dormia.
• Relembre
• Prédio desaba após chuvas e atinge outras casas em Boa Ventura
O muro de um prédio caiu na manhã de 17 de abril após forte chuva na cidade de Boa Ventura (PB). O imóvel, que fica próximo à praça central, atingiu duas casas vizinhas.
Segundo moradores, o local estava passando por reformas, e as pancadas e os ventos desse sábado (16) teriam abalado a estrutura, ocasionando a queda.
Apesar do estrago, os proprietários só tiveram danos materiais.
• Filho de ex-prefeito de Diamante é encontrado morto em Piancó
O jovem Henderson Mangueira, de 28 anos, foi encontrado morto na noite de 25 de abril na cidade de Piancó (PB). O corpo estava dentro da casa onde a vítima residia com a mãe.
Henderson era filho de Hércules Mangueira, ex-prefeito de Diamante, e cursava medicina veterinária.
MAIO
• Jovem morre em grave acidente de moto em Santana de Mangueira
Um grave acidente de moto ocorrido no dia 8 de maio ceifou a vida de Rivanilson Serafim, mais conhecido como “Lê”, de 27 anos. O sinistro ocorreu na rodovia PB-306, entre as cidades de Santana de Mangueira e Manaíra.
O jovem estava indo à casa da namorada, quando teria perdido o controle da motocicleta e entrado em um barranco nas proximidades do Riacho dos Cachorros.
O corpo só foi encontrado no dia 9. Familiares chegaram a suspeitar de desaparecimento devido ao não retorno dele para casa.
• Homem passa mal após jogo de futebol e morre em Itaporanga
O agricultor José Fagner Leite Alves, de 39 anos, morreu na noite de 20 de maio depois de uma partida de futebol na cidade de Itaporanga (PB). Ele chegou ser socorrido para o hospital do município, mas faleceu na unidade.
A morte aconteceu após o término do último jogo da noite do campeonato Poeirão. Fagner começou a passar mal precisou de atendimento urgente do SAMU. Ele foi vítima de infarto fulminante, mas a informação será confirmada com o laudo médico.
• Em Itaporanga, coveiro morre atropelado, e motorista foge sem prestar socorro
Um atropelamento vitimou fatalmente o coveiro Orlando Clementino, de 59 anos, na noite de 30 de maio na cidade de Itaporanga (PB). O acidente ocorreu na PB-382, saída para São José de Caiana.
Segundo uma filha do senhor, um carro teria colidido com ele, e o motorista fugido sem prestar socorro. O SAMU foi acionado e constatou o óbito.
• Após dois anos, cidades do Vale do Piancó voltam a realizar festas de São João
O ano de 2022 marcou a volta das festas juninas na região após dois anos de suspensão em virtude da pandemia da Covid-19. Quase todos os municípios do Vale do Piancó realizaram o festejo.
• Jovem sofre descarga elétrica durente festa em Piancó e morre
A jovem Débora Henrique, de 20 anos, morreu na noite de 16 de junho após passar cinco dias internada em leito hospitalar. Ela foi vítima de uma descarga elétrica na cidade de Piancó.
O incidente aconteceu na madrugada do dia 11 durante a festa de Santo Antônio do município. Débora sofreu o choque ao tocar em uma estrutura eletrizada de um camarote.
A vítima chegou a ser socorrida pelo SAMU para o hospital local, onde foi posta na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas, devido à piora no quadro clínico, precisou ser transferida para o Trauma de Campina Grande, onde foi a óbito.
• Policial militar é morto a tiros durante vaquejada em Igaracy
O policial militar Francisco Salviano da Silva, mais conhecido como Neudinho, de 56 anos, foi assassinado na madrugada do dia 19 de junho durante uma vaquejada, no município de Igaracy (PB). Segundo a polícia, Salviano estava de folga e, durante o evento, foi tentar conter uma pessoa que havia efetuado um tiro para o alto, ameaçando as pessoas no local.
De acordo com relato de testemunhas, durante a abordagem, outro suspeito se aproximou e acertou dois tiros no tórax, um na axila, um no braço e outro na perna do PM, em seguida a dupla fugiu.
Neudinho chegou a ser socorrido para o Hospital Regional de Piancó, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu em seguida.
• Homem morre ao ser esmagado por caminhão em Boa Ventura
Um homem de 33 anos, identificado como Rafael, morreu atropelado na tarde de 20 de junho na rodovia PB-386, em Boa Ventura (PB). O fato ocorreu nas proximidades de um posto de combustível.
Segundo informações de populares, ele teria tentado fazer uma ultrapassagem mal sucedida de moto, quando caiu na frente do veículo.
JULHO
• Lanterneiro é assassinado com tiro de espingarda na cabeça em Itaporanga
Um lanterneiro, identificado pelo nome de Guilherme, foi assassinado com um tiro de espingarda calibre 12 na tarde de 7 de julho na cidade de Itaporanga (PB).
O crime aconteceu no sítio Emas, área rural do município. Pelo menos um disparo acertou a cabeça da vítima, que estava no carro e morreu no local.
• Homem que profanou túmulo de padre em Itaporanga é condenado a dois anos de prisão
O juiz Antônio Eugênio, da 1ª Vara Mista de Itaporanga, condenou o réu Rogério da Silva Pereira, de 33 anos, a uma pena de dois anos de reclusão por profanar a sepultura onde estão guardados os restos mortais do monsenhor José Sinfrônio de Assis Filho, popularmente conhecido como Padre Zé.
O homem gravou um vídeo desrespeitando o túmulo do benfeitor. Nas imagens ele aparece deitado em cima do sepulcro dizendo que o referido padre só “soube levar chifre e pedir dinheiro”. Rogério, em forma sarcástica, também colocou dinheiro no gazofilácio que é posto para arrecadar doações de fiéis, com a finalidade de ridicularizá-lo.
• Relembre
• Jovem morre em grave acidente de moto em estrada de Pedra Branca
O jovem Anglyston Barboza Bidô foi encontrado morto no dia 10 de julho na rodovia PB-356, entre as cidades de Pedra Branca e Santana dos Garrotes.
O rapaz, que residia no município santanense, saiu de casa com destino à Pedra Branca, porém teria sofrido o grave acidente na estrada.
A vítima foi avistada dentro do mato, o que leva a acreditar que ela perdeu o controle da motocicleta. A Polícia Militar está no local.
• Incêndio destrói teto de casa e deixa morador ferido em Pedra Branca
Um incêndio destruiu parte do teto de uma casa no dia 11 na cidade de Pedra Branca (PB). O fato ocorreu por volta das 14h na rua Balduíno de Carvalho.
O proprietário do imóvel afirmou que tinham deixado a panela de pressão no fogo, quando ela explodiu. Nas chamas, o homem teve queimaduras leves pelo corpo.
A vítima foi levada ao posto de saúde e recebeu atendimento.
• Cantor seresteiro de Itaporanga morre vítima de câncer
Morreu no dia 27 de julho o seresteiro Edmilson Pinto Filho, popularmente conhecido como Edmilsinho, aos 57 anos. O cantor era natural de Itaporanga (PB) e tratava de um câncer no pâncreas.
O músico estava internado em um hospital na cidade de Campina Grande há algumas semanas, e, na manhã de hoje, teve uma parada cardiorrespiratória e não resistiu.
AGOSTO
• Em Itaporanga, homens invadem joalheria, trancam funcionárias e roubam mercadorias
Dois homens invadiram e assaltaram uma loja de joias localizada na avenida Getúlio Vargas, Centro de Itaporanga (PB), na tarde de 17 de agosto. A ação criminosa ocorreu por volta das 15h e foi registrada pelo circuito de câmeras de segurança do estabelecimento.
Conforme as imagens, um assaltante entra armado, rende três funcionárias e as tranca em uma sala. Em seguida, o comparsa chega, os dois pegam várias mercadorias, inclusive os celulares das vítmas, e fogem em um carro Fiat Uno.
SETEMBRO
• Vice-prefeito de Piancó é cassada, e consegue reverter decisão
O vice-prefeito de Piancó, Sales Lima, foi cassado pela Câmara do município, mas conseguiu reverter a decisão na Justiça no início de setemrbo.
A medida da Casa havia sido decorrente de condenação por improbidade administrativa proferida contra o ex-gestor.
• Assaltantes usam escada para invadir e furtar loja de eletrônicos em Itaporanga
Três assaltantes usaram uma escada para invadir uma loja de eletrônicos na madrugada de 6 de setembro na avenida Getúlio Vargas, cidade de Itaporanga (PB). A ação ocorreu por volta das 3h e foi registrada por câmeras de segurança.
Depois de furtarem, eles tiraram a escada e fogiram. Conforme boletim de ocorrência, o trio levou dez celulares iphones, 15 relógios digitais, um aparelho de TV smart e vários outros acessórios.
OUTUBRO
• Agricultor de Itaporanga se perde em mata e é encontrado morto
O agricultor José Custódio Pereira, mais conhecido como Iran, de 45 anos, foi encontrado morto após se perder em uma área de mata. Ele estava viajando de Brasília a Itaporanga (PB) para visitar a mãe.
Segundo familiares, durante o trajeto, ao fazer parada para o café em Milagres (CE), ele teria surtado, deixado suas coisas para trás e entrado no matagal.
Parentes do agricultor afirmaram que a empresa de transporte ainda tentou intervir, porém, não conseguiu, por isso prosseguiu com a viagem.
Buscas foram feitas pela região, mas ele só foi achado dias depois sem vida.
• Acidente deixa mulher com fratura exposta e filho com perna quebrada, em Ibiara
Um acidente ocorrido na noite de 16 de outubro deixou Gabriela Galdino, 28 anos, e o filho menor, de 8, com graves ferimentos na cidade de Ibiara (PB).
As vítimas seguiam em uma motocicleta, quando colidiram violentamente com um carro que seguia na direção contrária.
Três viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionadas para socorrer os envolvidos. Eles foram levados ao Hospital e Maternidade Caçula Leite, em Conceição (PB).
A mulher teve uma grave fratura exposta; já o menor, quebrou uma das pernas. Ambos foram transferidos ainda na noite de ontem a Patos.
• Acidente com caçamba deixa motorista morto em rodovia de São José de Caiana
Um grave acidente envolvendo uma caçamba deixou o motorista Marcos Valério de Carvalho, de 56 anos, morto em um trecho da rodovia PB-382, em São José de Caiana (PB). O fato ocorreu provavelmente no início da manhã do dia 20.
O veículo teria descido de ré em uma ladeira após o motorista perder o controle. O homem foi achado por outros motoristas que passavam pela estrada.
NOVEMBRO
• Agente de trânsito morre após colidir moto com trator entre Itaporanga e Boa Ventura
Um grave acidente registrado na noite de 4 de novembro deixou o agente de trânsito Luís Alves da Silva Junior, de 28 anos, morto na rodovia PB-386, entre as cidades de Itaporanga e Boa Ventura.
A vítima colidiu a motocicleta que conduzia com um trator. A moto ficou presa na caçamba.
• Colisão entre carros deixa dois homens mortos em Itaporanga
Uma colisão envolvendo dois carros deixou duas pessoas mortas na noite do 6 de novembro na rodovia BR-361, entre as cidades de Piancó e Itaporanga. Uma das vítimas é o policial civil e cantor Paulo Webster de Souza Alves, de 40 anos.
Na colisão Paulo ficou preso às ferragens e faleceu na hora. O Corpo de Bombeiros foi acionado para retirar o corpo.
A segunda vítima stava no outro veículo. Os automóveis ficaram destruídos.
• Professora de Boa Ventura morre após luta contra câncer
Morreu na manhã do dia 7 a professora de letras Gilmara Freitas, aos 42 anos. A docente lutava contra um câncer de colo de útero há cerca de quatro anos.
Segundo familiares, ela estava internada no Hospital Distrital de Itaporanga após ter piora no quadro clínico, e não resistiu.
Gilmara já estava há meses acamada. A situação dela foi se agravando com o tempo, enfrentando consequências decorrentes da quimioterapia. No início deste ano, a educadora fez campanha para realizar nefrostomia.
• Homem morre vítima de acidente em rodovia entre Diamante e Ibiara
O negociante Manoel Ângelo de Moura, de 31 anos, morreu vítima de um acidente de moto ocorrido na madrugada de 19 de novembro na rodovia PB-386, entre as cidades de Diamante e Ibiara.
Segundo informações de populares, ele retornava de Conceição para casa, em Curral Velho, quando colidiu a motocicleta com outra, que era conduzida por um casal. Mané, como era mais conhecido, ficou gravemente ferido; já os outros, tiveram escoriações.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e conduziu as vítimas ao Hospital e Maternidade Caçula Leite, em Conceição.
Manoel foi transferido a Patos ainda durante a madrugada, mas faleceu ao dar entrada no hospital regional. O óbito foi confirmado por familiares.
DEZEMBRO
• Motorista perde controle de carro e capota em rodovia entre Diamante e Ibiara
Um motorista capotou o carro que dirigia na tarde de 4 de dezembro na rodovia PB-386, entre as cidades de Diamante e Ibiara.
De acordo com informações de populares, o condutor teria perdido o controle do veículo e virado, caíndo às margens da pista.
Apesar do acidente, o motorista não teve graves ferimentos. Já o automóvel, ficou no local para ser rebocado.
• Colisão entre motos deixa um morto e outro ferido em Nova Olinda
Um grave acidente de moto ocorrido na tarde de 4 de dezembro deixou um homem morto e outro ferido em uma estrada do município de Nova Olinda (PB). A vítima fatal foi identificada pelo nome de Dedé de Damião Cazuza.
Conforme populares, Dedé colidiu a motocicleta com outra que seguia na direção contrária.
O outro motociclista envolvido foi socorrido e levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ao Hospital Regional de Piancó.
• Colisão entre moto e carro deixa aposentado morto em rodovia entre Boa Ventura e Diamante
Uma colisão entre um carro Fiat Uno e uma motocicleta deixou o aposentado José Militão, de 79 anos, morto na manhã do dia 13 de dezembro na rodovia PB-386, entre as cidades de Boa Ventura e Diamante. Fato ocorreu por volta das 07h50.
Segundo informações apuradas pelo DOL, na batida, o condutor do veículo ficou preso às ferragens, mas com sinais vitais. Já o idoso faleceu na hora.
• Jovem é morto a tiros em área rural de Diamante
O jovem Danilo Pereira Lopes da Silva, mais conhecido como Negão de Rubacão, de 21 anos, foi morto a tiros na tarde do dia 15 de dezembro no sítio Cantinhos, área rural de Diamante (PB).
Segundo informações apuradas pelo DiamanteOnline, ele estava trabalhando na roça, quando dois homens chegaram em uma moto e efetuaram os disparos. Ele tentou fugir, mas foi atingido nas costas.
• Policial militar da reserva atira em homem no meio da rua em Piancó
Um policial militar da reserva atirou à queima-roupa em um homem, identificado como Orlando, na manhã do dia 17 na cidade de Piancó (PB). O crime ocorreu na rua da Cadeia.
O disparo teria sido causado após uma discussão entre a vítima e o suspeito. Orlando tinha prática de pegar água todos os dias em uma caixa instalada na rua, e hoje teria esquecido a torneira aberta, motivo pelo qual foi reclamado pelo policial, que, após a briga, sacou a arma e efetuou o tiro.