A campinense Tarciana Medeiros chegou a conquistar um dos cargos mais concorridos e desejados, a presidência de uma das maiores empresas do país. De feirante a 1ª mulher a presidir o Banco do Brasil, a paraibana foi a escolhida por Lula dentre tantos outros nomes. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (30) pelo futuro ministro da Fazenda do governo Lula, Fernando Haddad.
Ela será a primeira mulher a presidir o banco público desde que a instituição foi fundada, em 1808. Entra para um governo que já possui 11 mulheres em ministérios, e que baterá recorde de inclusão de mulheres em lideranças de cargos políticos desde a redemocratização.
Como apurou o portal, em seu perfil no LinkedIn, Tarciana Paula Gomes Medeiros é bacharel em Administração de Empresas e pós-graduada em Administração, Negócios e Marketing; em Liderança, Inovação e Gestão; MBA em BI e Analytics em curso, além de possuir formação do Banco do Brasil para atuação em cargos de alta gestão executiva.
Tarciana iniciou sua carreira profissional como feirante em 1988, 10 anos depois atuou como professora, ingressando depois no Banco do Brasil em 2000. Ela é gerente executiva desde 2019. Também ocupou cargos de gerência de relacionamento e negócios, passando por unidades do Norte e do Nordeste, além da capital federal. Ela é formada em administração e pós-graduada em marketing e liderança, inovação e gestão.
Tarciana foi responsável pelo desenvolvimento de estratégias para distribuição de produtos ligados principalmente ao mercado de pessoa física, gestão e automação de convênios para concessão de crédito e expansão da atuação com correspondentes bancários.
Como Superintendente Comercial na BB Seguridade, ela desenvolveu modelos estratégicos de indução de vendas no Brasil, apoiou a coordenação e direcionamento do trabalho das equipes de consultores das empresas da Holding BB Seguros.
De 2018 a 2020, esteve à frente da implantação e aperfeiçoamento dos processos de pós-venda na Diretoria de Crédito e Empréstimos.
Em 2021, foi transferida para a Gerência Executiva Experiência do Cliente e Soluções PF, ficando responsável pelas equipes que desenvolvem e aplicam modelos de análise do comportamento de consumo dos clientes, gestão do ciclo de relacionamento para cada proposta de valor e elaboração da estratégia de expansão e rejuvenescimento da base de clientes.