O governador eleito João Azevêdo e o vice-governador Lucas Ribeiro; o senador Efraim Filho; 12 deputados federais e 36 deputados estaduais, assim como os seus respectivos suplentes, foram diplomados nesta segunda-feira (19) pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). A sessão solene aconteceu no Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções, em João Pessoa.
A sessão foi presidida pela desembargadora Fátima Bezerra, com a presença de autoridades, convidados e familiares dos diplomandos. Os diplomas são assinados pela presidente do TRE-PB.
Tiveram a palavra durante a cerimônia o governador reeleito João Azevêdo, o senador eleito Efraim Filho e a deputada estadual eleita Francisca Motta, a mais velha dos candidatos desta eleição. Eles falaram em nome de todos os diplomados.
Na solenidade, João fez críticas ao presidente Jair Bolsonaro, mesmo sem citar o seu nome, e fez um elogio nominal ao presidente eleito Lula, falando da parceria que pretende realizar com ele.
“Se pudemos fazer muito por nosso estado por quatro anos de tratamento injusto com o Nordeste e com o povo paraibano advindos de Brasília, imaginem agora, com Luiz Inácio Lula da Silva, quando teremos um presidente amigo, parceiro e que conhece a dor e a dificuldade que nós, nordestinos”, destacou em dado momento.
A diplomação encerra o processo eleitoral que teve início nas convenções partidárias, prosseguindo com o registro de candidatura, período de propaganda eleitoral, votação, apuração, homologação e proclamação dos resultados.
Neste ano, a eleição para governador só foi definida no segundo turno, no dia 30 de outubro deste ano. João obteve 1.221.904 votos, que correspondem a 52,51% da votação, contra 1.104.963 votos alcançados por Pedro Cunha Lima (PSDB), que equivalem a 47,49%.