Um alvo da operação ‘Sol Nascente’, que estava foragido, foi preso ontem (17) em um evento realizado pelo cantor Wesley Safadão no centro da cidade de São Paulo, o ‘Garota Vip’. A informação foi confirmada pela Polícia Federal. O acusado estava sendo procurado há cerca de um mês, quando foi desencadeada a operação pela Polícia Federal.
De acordo com informações da PF, o homem preso ontem é um empresário mas também atuaria como traficante, sendo ligado a um dos principais líderes da organização criminosa. A investigação apurou que ele teria vendido um imóvel a uma pessoa que pagou com recursos oriundos do tráfico de drogas e o acusado teria conhecimento da origem. A PF constatou que nas redes sociais do investigado há registros de uma vida de alto padrão (carros importados, lanchas, aviões), “sem, em tese, possuir lastro financeiro para tal”.
Anteriormente, a Polícia Federal havia cumprido nove mandados de prisão, sendo quatro em João Pessoa e cinco em Campina Grande. De acordo com a PF, as pessoas são acusadas de integrar uma organização criminosa que atua no tráfico de drogas e com lavagem de dinheiro.
Entre as drogas vendidas estavam maconha, shunk (uma espécie de maconha fortalecida), cocaína e extasy. A organização criminosa tinha uma grande estrutura e utilizava inclusive empresas com atuação em vários ramos para praticar lavagem de dinheiro.
A investigação de quase dois anos descobriu que ao menos R$ 500 milhões foram movimentados pelos criminosos. Mais de 170 contas foram bloqueadas. O principal local de vendas era o município de João Pessoa, por isso o nome da operação. O acusado preso ontem (17) no evento foi encaminhado para uma delegacia do estado de São Paulo e segue a disposição da justiça.
*No início, a informação repassada pela PF era que o fato tinha ocorrido em um navio. Após checar a agenda de Wesley, a reportagem verificou que o cantor apenas se apresentou no Anhangabaú e consultou o órgão. Às 18h01, a PF confirmou que a prisão do acusado foi em show de Safadão no centro de São Paulo.