A mostra ‘Paraíba, um Estado de Artesanato’, promovida pelo Sebrae-PB em parceria com o governo do estado, foi oficialmente aberta, no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (15), no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB). Enaltecendo e apresentando ao público a beleza e a diversidade do artesanato do estado, a exposição vai ficar em cartaz até o mês de março de 2023, com entrada gratuita para os visitantes.
Entre as peças em destaque, estão produtos em renda renascença, cerâmica, algodão colorido, fibra, madeira e metais, ocupando três galerias do prédio do CRAB, localizado na Praça Tiradentes, no Centro do Rio de Janeiro. O objetivo da mostra, segundo o curador Renato Imbroisi, é exibir a produção artesanal do estado, que genuinamente representa as raízes da cultura paraibana.
Ao participar da solenidade de abertura da mostra, o diretor técnico do Sebrae-PB, Luiz Alberto Amorim, destacou a soma de esforços de diversas instituições paraibanas que possibilitaram a realização da exposição, que divulga o artesanato do estado em um período de alta temporada no turismo carioca. “Não é só uma mostra de artesanato, é trazer a cultura da Paraíba para ser exposta no Rio de Janeiro, prestigiando a população local, os paraibanos que aqui moram e trazendo para um espaço nacional todo o potencial que a Paraíba tem”, pontuou o diretor.
Por sua vez, o diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio, Sergio Malta, ao dar as boas-vindas aos convidados, ressaltou a qualidade do artesanato paraibano. “Temos imensa satisfação de inaugurar esta última mostra do programa de Ocupação do CRAB em 2022. Esta linda exposição contou com uma parceria fundamental com o governo do Estado da Paraíba, a Fecomércio, Sesc e PBTur. A Paraíba é um exemplo de excelência e criatividade na produção de artesanato do país”, afirmou.
Também participaram da cerimônia de abertura da exposição o diretor-superintendente do Sebrae Rio, Antonio Alvarenga; o diretor de Produtos e Atendimento do Sebrae Rio, Julio Cezar de Freitas; a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Rosália Lucas, que também integra o Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/PB; e a primeira-dama do Estado da Paraíba, Ana Maria Lins.
Desfile e música — O ponto alto do evento de inauguração da mostra, nesta quinta-feira, foi a apresentação da cantora paraibana Elba Ramalho, que tem mais de 10 milhões de discos vendidos. Antes do show, os convidados assistiram ao grupo de danças folclóricas do Sesc Paraíba, que se apresentou ao som do xaxado. Além disso, o CRAB também foi palco de um desfile de moda com roupas rendadas, do estilista Ronaldo Fraga. Na fachada do prédio, também foram projetados vídeos com paisagens da Paraíba e de peças do artesanato regional.
Ainda conforme o CRAB, durante o período da exposição também haverá eventos paralelos relacionados à cultura paraibana, com atividades de gastronomia e do trade turístico do estado. “Tudo isso é um estímulo à economia paraibana no segmento do artesanato. É uma vitrine, de fato”, afirma Jucieux Palmeira, gestor de artesanato no Sebrae/PB.
Por sua vez, Marielza Rodrigues, gestora do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), destacou a diversidade de peças que estarão na mostra, lembrando que a participação dos artesãos no CRAB reforça a importância que os arranjos produtivos do artesanato representam para economia do estado. “A curadoria foi baseada nos grandes arranjos produtivos do nosso artesanato, os mais representativos e realmente ligados a nossa cultura e raízes. Do litoral ao sertão temos peças com a nossa identidade. A ocupação Paraíba no CRAB é um marco importante para a história do artesanato do nosso estado que, pela primeira vez, terá uma oportunidade tão significativa em uma vitrine na cidade maravilhosa”, afirma.
Sobre o CRAB — O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), criado em março de 2016 em um prédio histórico da Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro, completa seis anos de atividades reforçando sua missão de promover o artesanato nacional e contribuir para qualificar a imagem dos produtos feitos à mão no Brasil.
Em suas galerias estão ou passaram importantes trabalhos de artesanato, revelando histórias, origens e territórios. Atualmente, abriga uma coleção de mais de 1.500 itens de todos os tipos, que representam a expressão da cultura popular e da criatividade brasileiras. No CRAB, o artesanato é valorizado como objeto de arte e de desejo.