Faltando pouco mais de duas semanas para a posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), um caminhão de mudança foi enviado ao Palácio da Alvorada, em Brasília, na tarde desta quinta-feira (15).
O Palácio da Alvorada é a residência oficial do presidente da República e, hoje, é ocupado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), pela primeira-dama Michelle Bolsonaro e pela filha mais nova do presidente, Laura.
O repórter cinematográfico Raerbeson Carvalho, da TV Globo, registrou a chegada do caminhão de mudança pela entrada de serviço do Alvorada pouco antes das 16h.
O g1 perguntou ao governo federal se o acionamento do veículo tem relação com a eventual retirada dos itens pessoais de Bolsonaro do palácio, e aguarda retorno.
Transição emperrada
Até a tarde desta quinta, o presidente Jair Bolsonaro ainda não havia feito qualquer gesto no sentido de uma transição pacífica para o presidente eleito, Lula.
Bolsonaro não telefonou para cumprimentar o adversário pelo resultado das eleições, e nem fez qualquer menção à desocupação dos palácio da Alvorada (onde o presidente mora) e do Planalto (onde o presidente trabalha), ambos em Brasília.
O atual presidente também não indicou, até o momento, se pretende participar da cerimônia de posse na Esplanada dos Ministérios e passar a faixa a Lula, como prevê o protocolo.
A partir do dia 1º, quando for oficialmente empossado no cargo, Lula terá direito a usar os dois edifícios de forma exclusiva.
Se Bolsonaro não desocupar os prédios com antecedência, no entanto, Lula pode levar algumas semanas até se mudar em definitivo – tempo necessário para limpeza, fretes e eventuais reparos, por exemplo.