A Paraíba é o único estado do Brasil a oferecer serviço de toxicologia forense descentralizada da capital, de acordo com levantamento do Ministério de Justiça e da Segurança Pública. O mapeamento foi feito com as unidades laboratoriais de toxicologia e de entorpecentes de todo o país.
De acordo com informações da Polícia Civil, o serviço é realizado na Paraíba por dois laboratórios de amostra biológica, sendo um em João Pessoa e outro em Campina Grande, abrangendo suas respectivas regiões. Essa descentralização é importante porque favorece o fornecimento dos resultados de forma mais rápida à população.
De acordo com a superintende do Instituto de Polícia Científica na área da 2ª Superintendência de Polícia Civil, perita Raquel Azevedo, a Paraíba se destaca ainda por ser o segundo estado do Brasil em quantidade de laboratório de drogas brutas, ficando atrás apenas de São Paulo.
“Isso mostra o quanto o Instituto de Polícia Científica da Paraíba vem buscando se expandir às demais áreas do estado, aproximando-se cada vez mais da população, diminuindo, assim, o tempo-resposta das demandas solicitadas. O resultado de tudo isso é um melhor serviço prestado à sociedade, além do destaque nacional apresentado nesse mapeamento do Ministério da Justiça”, disse Raquel.