A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, notificou a companhia aérea Qatar Airways a prestar esclarecimentos por possível conduta discriminatória. A medida, publicada na 2ª feira (28.nov), envolve a influenciadora digital plus size Juliana Nehme, vítima de gordofobia.
O caso ocorreu no último dia 22, quando funcionários da companhia aérea impediram Juliana, que estava no Líbano, de embarcar em um voo para Doha, no Catar, por “ser muito gorda”. Segundo a vítima, a empresa pediu que ela comprasse um assento na classe executiva ou dois bilhetes na classe econômica.
“Além disso, a consumidora deveria pagar multa por não ter embarcado na data e no horário do voo”, ressaltou a Senacon. “Com base nessas informações, apuramos se houve prática infrativa na prestação de serviços do grupo, uma vez que a conduta da companhia pode afetar inúmeros cidadãos brasileiros em condições iguais”, acrescentou.
Agora, a Qatar Airways terá 10 dias para apresentar informações sobre o caso. A secretaria pede ainda que a companhia informe quais são as medidas operacionais que foram ou estão sendo adotadas para eliminar situações como essa e qual é a política praticada pela empresa direcionada a passageiros obesos.