A vencedora do Miss Greater Derry é uma mulher trans de 19 anos que se tornou a primeira transgênero a vencer um concurso de beleza local nos Estados Unidos.
A influenciadora digital Brían Nguyen é estudante de administração e enfrentou várias mulheres biológicas de 17 a 24 anos que queriam a faixa e a coroa de Miss. O prêmio também era uma bolsa de estudos.
Além disso, a vencedora representará a cidade no Miss New Hampshire 2023.
Pelas redes sociais, a jovem afirmou estar honrada por ser a primeira pessoa trans a ganhar o título de um concurso que existe há 100 anos.
– Não há palavras para descrever a sensação de ter a oportunidade de servir minha comunidade e representá-la pela primeira vez no Miss New Hampshire – disse.
POLÊMICA SOBRE ESPAÇO FEMININO
A escolha de Brían para um concurso de beleza feminino gerou muita polêmica. Não apenas pela aparência da eleita que foge aos padrões dos concursos, como também por ser um homem biológico.
Uma das pessoas que criticou a escolha da nova Miss Greater Derry foi a ex-Miss Grã-Bretanha, a modelo Leilani Dowdin, que escreveu a seguinte mensagem no Twitter:
– Um homem biológico e acima do peso acaba de ganhar a Miss Greater Derry em New Hampshire. Brían, que nem é um nome feminino, coberto de maquiagem, nada parecido com as garotas bonitas e naturais que entraram na competição, não apenas ficou em primeiro lugar, como também tirou a chance de uma mulher ter uma bolsa de estudos e usar esse prêmio em dinheiro por algo em relação ao futuro dela.