Mais de um século depois de ser retirado da lista oficial, o golfe fez um retorno triunfante aos Jogos Olímpicos de Verão no Rio. O rugby também – que não faz parte do programa desde 1924 – é um esporte olímpico novamente.
O Comitê Olímpico Internacional (COI) foi responsável por reduzir uma série de esportes ao longo dos anos, o que trouxe frustração para alguns dos esportistas mais famosos das modalidades retiradas, que não tiveram mais a chance de disputar a tão cobiçada medalha de ouro olímpica.
Por isso, selecionamos aqui alguns dos esportes que foram retirados das olimpíadas pelo COI, veja quais são eles:
Cabo de Guerra
Ao contrário de alguns outros esportes olímpicos descontinuados, o cabo de guerra tinha uma boa quantidade de poder; ele fez o programa para todas as Olimpíadas entre 1900 e 1920. O esporte era praticado da mesma maneira que você lembra dos dias da escola, mas também era um ímã para as controvérsias olímpicas.
A principal dessas controvérsias veio em 1908, quando o time americano protestou dizendo que as botas policiais usadas pelos puxadores britânicos da equipe da polícia de Liverpool estavam equipadas com solas ilegais para maior tração. Quando o protesto fracassou, os torcedores americanos deixaram os Jogos revoltados.
Lacrosse
Esporte típico do Canadá e dos EUA, apareceu em duas edições dos Jogos Olímpicos. A modalidade consiste em acertar uma bola dentro da baliza do adversário, carregando o objeto com um taco chamado “crosse”, ou mesmo “lacrosse”. A modalidade foi disputada em Saint Louis (1904) e Londres (1908), mas fracassou após um abandono quase total, possuindo poucos competidores nas delegações dos países. Na última aparição, teve apenas duas delegações disputando as medalhas. O Canadá foi bicampeão olímpico e ainda levou um bronze. EUA e Reino Unido foram prata uma vez cada.
Polo
O tradicional esporte jogado a cavalo fez aparições esporádicas nos Jogos Olímpicos do início do século passado, mas estreou em Paris (1900). Foi disputado por equipes mistas, razão pela qual não há um país com medalhas de ouro e prata naquela edição. O México, que tinha uma equipe própria, levou uma das medalhas de bronze oferecidas – a outra ficou com mais um time misto.
A despedida veio em Berlim, já em 1936, com mais uma medalha de ouro para os argentinos, que nesta ocasião bateram os britânicos. O México foi bronze.
Críquete
Críquete fez sua estreia olímpica na segunda edição dos Jogos Olímpicos Modernos, realizados em 1900. (Os organizadores originalmente queriam ter um torneio de críquete nos Jogos de 1896, mas o evento não atraiu entradas suficientes). As coisas começaram mal quando as equipes belgas e holandesas se retiraram do campo antes do início do jogo, deixando apenas uma equipe de turnê britânica. Desde então, a modalidade nunca mais apareceu em nenhuma outra edição dos jogos.
Vale ressaltar que apesar disso, o Críquete é um esporte bastante popular no mundo, atraindo muitos fãs em países como Índia, Inglaterra e Paquistão. Além disso, a modalidade também recebe um grande volume de apostas esportivas em sites como a NetBet (https://br.netbet.com/) em seus campeonatos anuais.