Mais do que nunca, os profissionais que pretendem continuar no mercado de trabalho têm que cumprir um requisito: se atualizar.
E, nos últimos anos, assim como os demais setores, a educação tem passado por grandes transformações. As soluções tecnológicas estão cada vez mais presentes e, com isso, muitos têm percebido o grande potencial para empreender nessa área.
Há ainda a necessidade de criar soluções para as escolas e professores, que buscam formas de inserir a tecnologia no ensino e qualificar a educação para formar os profissionais do futuro.
O crescente número de empreendedores na área da educação, fez até mesmo que surgisse um termo específico para eles: Teacherpreneur, que é a junção de professor e empreendedor em inglês. Esse é um mercado que tem se mostrado bastante rentável, além de ser uma necessidade inesgotável.
A seguir, confira como investir nessa área!
Como empreender na área da educação?
Para investir no setor educacional você não precisa necessariamente ser um professor ou ter uma formação pedagógica. Veja algumas das principais alternativas:
1 – Plataformas de Ensino à Distância
O Ensino a distância não é necessariamente uma novidade. Contudo, é uma área que continua em expansão. Aqui as possibilidades incluem a oferta de cursos de longa duração como graduação, pós graduação, etc., e de curta duração.
Também é possível empreender criando soluções e ferramentas para gerenciar os cursos e aprimorar as plataformas EAD.
2 – Cursos online
Cursos profissionalizantes, de aperfeiçoamento, graduações, são muitas as opções e elas estão crescendo exponencialmente nos últimos anos, sendo um movimento que veio para ficar. E a vantagem dessa modalidade é que é possível ensinar sobre literalmente qualquer assunto.
3 – Criar jogos educativos
Com as mudanças na educação, as escolas têm procurado formas de modernizar o ensino, a fim de torná-lo mais acessíveis para uma geração que está cada dia mais conectada. Com isso, abrem-se muitas possibilidades para a criação de jogos educativos.
4 – Oferecer aulas particulares
Podem ser online ou presencial, e é uma excelente oportunidade para ensinar um assunto que você já domina com pouco investimento inicial. Esse tipo de empreendimento oferece um grande leque de temas ou atividades, como ioga, música, disciplinas escolares, idiomas e muito mais.
Dicas para se tornar um empreendedor de sucesso
Se você já tem uma afinidade com determinado tema, mas tem pouca noção sobre empreendedorismo, segue algumas dicas que vão te ajudar nessa tarefa:
● Comece com um bom planejamento, isso implica estabelecer metas e criar planos de ações que te ajudem a alcançá-las;
● Esteja ciente que você precisará, não só conhecer bem sobre o produto/serviço que irá desenvolver, mas também de outras áreas como gestão, marketing, entre outros. Isso porque, pelo menos no início, isso provavelmente será papel seu;
● Aprenda a identificar oportunidades e não demore para executá-las.
● Busque sempre se aprimorar, não só sobre as questões técnicas do seu produto/serviço, mas também sobre o mercado;
● Comece com um bom capital de giro para conseguir aproveitar as oportunidades que surgirem no seu caminho, ainda que para isso precise recorrer a um crédito. Nesses casos, a modalidade empréstimo com garantia é uma ótima alternativa;
● O empreendedorismo é cheio de desafios e falhas, mas é na perseverança que você conseguirá superá-las e voltar mais forte. Então, seja persistente!
Conclusão
Assim como em outros setores, empreender no setor educacional pode não ser um processo tão simples. Além de entender muito bem ou gostar o bastante para querer se aperfeiçoar, é preciso estar ciente dos desafios.
Contudo, apesar dos possíveis obstáculos e complicações, esse pode ser um setor bastante lucrativo. Com uma ideia inovadora, um bom plano de negócios e o investimento certo, você terá grandes possibilidades de sucesso nessa área.
E, lembre-se, se precisar daquela ajuda financeira inicial, procure uma especialista em empréstimos, como a CashMe e seu crédito com garantia de imóvel, que é o melhor do mercado.