O presidente da Rússia, Vladimir Putin, se manifestou sobre a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição presidencial brasileira. Em mensagem enviada nesta 2ª feira (31.out), o líder parabenizou o petista, que venceu com 50,90% dos votos contra 49,10% do atual chefe de Estado Jair Bolsonaro (PL), e disse acreditar no esforço conjunto para manter o desenvolvimento entre os países.
“Caro Sr. Lula, receba minhas sinceras felicitações pela vitória nas eleições presidenciais. Os resultados da votação confirmaram sua alta autoridade política. Espero que, através dos esforços conjuntos, asseguremos o desenvolvimento de uma cooperação construtiva Rússia-Brasil em todas as áreas”, escreveu Putin, desejando sucesso, saúde e prosperidade ao novo presidente brasileiro.
A relação entre Brasil e Rússia vem registrando uma melhora significativa nos últimos anos, caracterizada, sobretudo, por um aumento das trocas comerciais. Neste ano, o atual presidente reforçou as parcerias já existentes entre os governos, incluindo a liberação de fertilizantes ao Brasil. A iniciativa teve como objetivo expandir a produção agrícola e conter a insegurança alimentar no país.
Além disso, o Brasil continua neutro em relação à guerra da Rússia contra a Ucrânia. No início de outubro, por exemplo, o governo se absteve na votação do Conselho de Segurança das Nações Unidas que condenava a anexação de cidades ucranianas por Moscou. Apesar do ato ser considerado ilegal por líderes mundiais, a diplomacia brasileira afirmou que a decisão não ajudaria nas negociações de paz entre os países.