O prefeito de Conceição, Samuel Lacerda, usou as redes sociais nesta quarta-feira (19) para rebater uma acusação feita pelo vereador opositor Stherlan (Cidadania) acerca de falta de soro fisiológico no hospital do município. Em vídeo, acompanhado do diretor, Júnior Lacerda, e do presidente da Câmara, Fideles de Doca, o gestor afirmou que a declaração dada pelo parlamentar mostra que ele “não sabe fazer oposição com responsabilidade”.
“A oposição mais uma vez vai até a Câmara e até as redes sociais com nada mais nada menos que mentiras. Nós estamos aqui numa farmácia (do hospital) totalmente abastecida. Onde… realmente, meu povo, às vezes falta um soro, um dipirona. Hoje mesmo tá faltando Vitamina C, mas isso é normal. Na nossa casa falta. Quantas vezes você vai na dispensa, na geladeira e tá faltando alguma coisa? Mas a gente pede. Hoje mesmo já foi feito o pedido da Vitamina C, daqui pra sexta-feira tá chegando. O que não pode é falta sempre, disse.
O chefe do Executivo também deu como exemplo o Hospital Distrital de Itaporanga, que pertence ao Estado, para falar sobre faltas de medicamento. “Semana passada, o hospital de Itaporanga nos pediu Dipirona, e nós cedemos, bem como várias vezes faltou Dipirona aqui e também soro, e eles nos ajudaram. Isso é normal. Não é normal faltar sempre”, complementou.
A fala do oposicionista foi dada na tribuna da Câmara durante uma sessão nessa terça-feira (18). Stherlan chegou até a sugerir que se o município não estava dando conta de manter a unidade, que entregasse ao Governo do Estado.
Samuel também rebateu a sugestão. “O Governo do Estado nunca investiu 1 real. Ele não tem essa capacidade. Agora eu peço a você, vereador, que veio aqui denunciar, que vá na Câmara denunciar que o Governo do Estado nunca investiu um real em Conceição. Por que em nada ajuda o hospital? O povo de Conceição não merece, vereador?”, indagou.
O prefeito ainda questionou a inércia do parlamentar em relação à falta de água ocasionada em bairros da cidade.
“Por que você não vai à Câmara denunciar ele [governador] sobre falta de água em Conceição, que no bairro Nossa Senhora de Fátima, bem como em outros bairros de nosso município, só tem água uma vez por semana, mesmo assim é de madrugada? O povo precisa acordar 2h da manhã para pegar água”, afirmou.
Conceição é um dos poucos municípios do Sertão paraibano a manter um hospital 24 horas com recursos próprios. Além de atender os residentes locais, também atende as populações de Ibiara, Santana de Mangueira e Santa Inês.
Conforme o diretor, a média de atendimentos diários é de 150 pessoas.