O Ministério Público da Paraíba (MPPB), por meio do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), realiza na manhã desta terça-feira (11) a operação “Desídia” com objetivo de apurar fraudes em licitações e execucação de obras de engenharia e serviços de locação de máquinas pesadas pela prefeitura de Areia de Baraúnas. Conforme apurou o ClickPB, estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão na sede da prefeitura.
A investigação foi instaurada pela promotoria de justiça de Patos e tem como foco atividades nos anos de 2021 e 2022. São investigados agentes públicos e particulares responsáveis por empresas de fachada, que venciam as licitações e não executavam os serviços contratados, repassando os mesmos para servidores contratados pela própria gestão de Areia de Baraúnas ou outras empresas.
De acordo com o Ministério Público, a busca e apreensão ocorre com apoio da promotoria e da Polícia Militar, totalizando 22 profissionais envolvidos para elucidar como ocorriam as irregularidades.
A operação recebeu este nome em razão da negligência dos agentes públicos em colaborar com a investigação do MP. Segundo o órgão, não foram enviadas informações relacionadas a gestão atual e a administração anterior do município.