Um terremoto de magnitude 6,8 atingiu a parte pouco povoada do sudeste de Taiwan no domingo (18), informou a agência meteorológica da ilha, causando danos, incluindo vagões de trem descarrilados e alertas de tsunami.
A agência meteorológica disse que o epicentro foi no condado de Taitung, e seguiu um tremor de magnitude 6,4 na noite de sábado (17) na mesma área, o que não causou vítimas.
O Serviço Geológico dos EUA mediu o terremoto em magnitude 7,2 e a uma profundidade de 10 km.
Segundo a imprensa de Taiwan, um prédio de baixo nível que abrigava uma loja de conveniência desabou, e os trabalhos de resgate começaram a libertar os que estavam dentro.
A Administração ferroviária de Taiwan disse que três vagões saíram dos trilhos na estação Dongli, no leste de Taiwan, depois que parte do dossel da plataforma desabou, e os cerca de 20 passageiros a bordo foram evacuados.
O Centro de Alerta de Tsunami dos EUA emitiu um aviso em Taiwan após o tremor. O comunicado informava que ondas perigosas de tsunami eram possíveis dentro de 300 km do epicentro ao longo das costas de Taiwan.
Um forte terremoto abalou grande parte de Taiwan neste domingo, derrubando pelo menos um prédio — Foto: Cidade de Hualien via AP
Japão faz alerta
A agência meteorológica do Japão emitiu um aviso para ondas de tsunami de 1 metro para parte da prefeitura de Okinawa após o terremoto.
O terremoto pode ser sentido em Taiwan, disse a agência meteorológica. Edifícios tremeram brevemente na capital Taipei.
Parques científicos nas cidades do sul de Tainan e Kaohsiung, que abrigam grandes fábricas de semicondutores, disseram que não houve impacto nas operações.
Taiwan fica perto da junção de duas placas tectônicas e é propensa a terremotos. Mais de 100 pessoas foram mortas em um terremoto no sul de Taiwan em 2016, enquanto um terremoto de magnitude 7,3 matou mais de 2.000 pessoas em 1999.