A final da Copa do Brasil está definida! Corinthians e Flamengo disputam o Clássico das Multidões em partidas de ida e volta para saber quem será o grande campeão da edição de 2022. Os dois confrontos estão com data definida: dias 12 e 19 do mês de outubro, ambos em uma quarta-feira.
Os horários e mandos de campo serão definidos na próxima terça-feira (20), via sorteio realizado pela CBF.
Além do icônico troféu, a equipe vencedora conquista a bolada de R$ 60 milhões, mais o dinheiro recebido até a final. O vice-campeão, por sua vez, recebe R$ 25 milhões.
Na atual temporada, os dois clubes já protagonizaram duelo em competição de mata-mata. Pelas quartas de final da Libertadores, o Flamengo levou a melhor, superando o Corinthians com duas vitórias — 2 a 0 na ida e 1 a 0 na volta. Timão e Rubro-Negro também mediram forças no Brasileirão deste ano, pela 16ª rodada, na Neo Química Arena. Desta vez, a vitória foi corintiana, por 1 a 0. Se enfrentam novamente na 35ª rodada do campeonato, exatos dez dias após a decisão da Copa do Brasil.
Campanhas
O primeiro classificado à final foi o Flamengo. Teve susto no primeiro jogo das oitavas ao perder para o Atlético-MG por 2 a 1, no Mineirão, mas o Fla reverteu o resultado com uma vitória em casa por 2 a 0. Nas quartas, despachou o Athletico-PR com uma vitória simples na Arena da Baixada, após a ida terminar empatada sem gols. A equipe de Dorival Jr. não tomou conhecimento do São Paulo nas semifinais e venceu as duas partidas (3 a 1 no Morumbi e 1 a 0 no Maracanã).
Já o Corinthians confirmou sua vaga quinta-feira (15), na Neo Química Arena, ao bater o Fluminense por 3 a 0 na partida de volta, após empate na ida por 2 a 2. Para chegar até aqui, o time de Vítor Pereira passou também por Santos e Atlético-GO.
Nas oitavas, até perdeu por 1 a 0 na volta, mas garantiu uma goleada por 4 a 0 na ida, passando com sossego pelo rival. Sofreu um revide nas quartas, ao ser derrotado por 2 a 0 em Goiânia, mas não se abalou, emplacou um 4 a 1 em casa e se classificou.
Vale dizer que as duas equipes entraram na Copa do Brasil a partir das oitavas de final. Outra coincidência se reflete nos títulos: Flamengo e Corinthians contam com três na bagagem e buscam o quarto.