O secretário de Estado da Segurança e Defesa Social, Jean Nunes, descartou a necessidade do uso de tropas federais para garantir a realização das eleições em cidades paraibanas. Na manhã desta segunda-feira (5), o secretário afirmou que o tema tem sido debatido com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), que preside a realização do pleito.
“Não vejo essa necessidade. A gente tem conduzido o processo eleitoral sob a presidência do TRE. Eleições passadas tivemos esse aprendizado e nesta não será diferente. Temos um alinhamento próximo para construir essas decisões em conjunto”, afirmou Jean Nunes.
O secretário explicou que a Pasta tem combinado com TRE sobre a condução do processo, incluindo a logística dos três centros de comando que funcionarão nas eleições. “Serão três com a possibilidade de estender para a região de Guarabira. Nestes centros ficarão todos os atores que participarão do processo eleitoral. A Polícia Federal, o Ministério Público Eleitoral, as forças de segurança”, destacou.
Jean Nunes garantiu ainda que a Secretaria de Segurança está com um planejamento avançado para evitar incidentes no dia da eleição. “A gente começou antecipadamente para evitar uma correria de última hora. Temos conversado muito do TRE para garantir a segurança antes, durante e depois das eleições”, concluiu.