Dados coletados pelo instituto Paraná Pesquisas, divulgados nesta terça-feira (23/8), apontam que Jair Bolsonaro (PL) tem 40,3% das intenções de voto no estado de São Paulo. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 35,5%.
Os números demonstram estabilidade em relação ao último levantamento, divulgado no fim de julho. Naquela pesquisa, Bolsonaro tinha 40,1% das intenções de voto, e Lula, 36,2%.
Os dados correspondem a um cenário estimulado, quando o eleitor deve escolher um dos candidatos apresentados em uma lista pelos pesquisadores.
Ainda neste cenário, de acordo com os dados divulgados nesta terça, Ciro Gomes (PDT) tem 7,6% das intenções de voto no estado de São Paulo. Simone Tebet (MDB) vem em seguida, com 3,6%.
Outros candidatos, como Pablo Marçal, Felipe D’Ávila, Vera Lúcia, Léo Péricles, Soraya Thornicke, Eymael e Sofia Manzano tiveram pontuação abaixo de 1 ou não pontuaram.
Entre os entrevistados, 7% afirmaram que votariam nulo, branco ou em nenhum dos candidatos. Outros 4,7% não sabem ou não responderam ao questionamento.
Outros cenários
No cenário espontâneo, quando não é apresentada uma lista de candidatos ao eleitor, a maior parte dos entrevistados, 34,4%, afirmou que não sabe ou não respondeu em quem irá votar.
Jair Bolsonaro foi o candidato com maior pontuação, marcando 29,6%. Lula vem em seguida, com 24,5%. Ciro Gomes ficou com 2,5% e Simone Tebet, com 1,4%.
Além disso, 7% dos entrevistados disseram que votariam branco ou nulo.
A pesquisa foi realizada com 1.880 eleitores de 16 ou mais anos de idade, por entrevista presencial em 78 municípios de São Paulo. Os números foram coletados entre os dias 18 e 22 de agosto.
O nível de confiança da pesquisa é de 95%, com margem de erro estimada em 2,3 pontos percentuais. O estudo está registado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-03203/2022.