Há 2 anos, Marcílio Ferreira precisou ser hospitalizado após ser diagnosticado com uma doença neurodegenerativa. Internado desde então, a companheira dele, Vânia Higino, o acompanha a todo momento. Na saúde e na doença, o casal celebrou o casamento nesta quinta-feira (21), dentro do hospital, ao lado de poucos parentes e profissionais de Saúde.
A condição hospitalar de Marcílio impossibilitava a cerimônia, que estava sendo planejada antes do adoecimento dele. Juntos há 15 anos, dificuldades e contratempos acabaram interferindo na celebração tão esperada. O paciente contava à equipe médica que seu sonho era se casar com Vânia.
“Em 2016 a gente viu que ele não tava legal. Daí em diante a gente começou a procurar médicos, fazer exame, até descobrir o problema dele”, contou Vânia.
O casamento foi realizado no auditório do HU, e o juiz participou por meio de uma chamada de vídeo, exibida em um telão.
Médicos, enfermeiros e técnicos se juntaram para prestigiar o momento, que provocou fortes emoções ao som de um saxofone. O músico foi convidado pela equipe hospitalar, em homenagem aos noivos.
Profissionais de Saúde participaram do casamento de ‘Seu Marcílio e Dona Vânia’ — Foto: TV Cabo Branco / Reprodução
“Esse é um dia memorável. Celebrar a união de Seu Marcílio e Dona Vânia vai deixar uma memória incrível pra nós, profissionais de saúde, que entendemos esse momento não apenas como a formalização da união civil, de duas pessoas que se amam, mas também foi uma oportunidade pra nós da equipe, de promover uma atenção à Saúde, singular e humanizada”, contou Dandara Correia, assistente social do hospital.
Devido à doença neurodegenerativa, Marcílio não consegue falar. Quem respondeu “sim”, quando o juiz de paz perguntou se ele aceitava Dona Vânia como sua esposa, foi o filho dela.
Marcílio Ferreira e Vânia Higino se casaram após 15 anos de união — Foto: TV Cabo Branco / Reprodução