O Corinthians vem de duas derrotas consecutivas na temporada (Santos e Ceará) e para voltar a vencer, aposta no bom retrospecto que possui jogando na Neo Química Arena. O time está invicto como mandante no Brasileirão (cinco vitórias e três empates) e nesta quarta-feira (20), recebe o Coritiba, às 21h30 (de Brasília), pela 18ª rodada.
Além disso, o Timão só perdeu uma vez em Itaquera na temporada em 21 partidas. Fato que ocorreu em fevereiro pelo Paulistão (2 a 1 para o Santos). Nos outros 20 jogos, foram 13 vitórias e sete empates.
Contra o Coritiba, o clube de Parque São Jorge carrega um longo tabu de não perder há 11 anos. De 2011 para cá, foram 14 jogos, com nove vitórias e cinco empates. Em São Paulo, a marca é ainda maior, são 19 anos de invencibilidade.
A equipe paulista está na 3ª colocação com 29 pontos – quatro atrás do líder Palmeiras e dois do Atlético-MG. A novidade para o jogo desta quarta-feira (20) será a estreia do atacante Yuri Alberto, emprestado até julho de 2023 pelo Zenit (Rússia).
A inscrição do atacante foi confirmada no sistema de registros da CBF na terça-feira (19) e a tendência é que Yuri Alberto seja titular. Quem ainda terá que esperar mais uma rodada é o zagueiro Balbuena, emprestado pelo Dínamo de Moscou (Rússia). Sua documentação não ficou pronta a tempo.
O meia Ramiro e o atacante Mateus Vital voltaram de empréstimo e podem ser aproveitados pelo treinador. O jogo contra o Coritiba também poderá marcar o retorno de quatro jogadores que estavam no departamento médico: Cássio, Fagner, Maycon e Willian. Já Renato Augusto e Junior Moraes devem seguir fora.
Coritiba ainda não venceu fora
Uma posição acima da zona do rebaixamento (16º lugar com 19 pontos), o Coritiba não vence há duas rodadas (empate e derrota) e ainda não ganhou nenhuma partida como visitante no Brasileirão. São seis derrotas e dois empates.
Somando todas as competições, são nove partidas consecutivas sem vencer longe do Couto Pereira. A última aconteceu na final do Campeonato Paranaense – 2 a 1 sobre o Maringá – no dia 30 de março.
Fora do estado do Paraná, a última vitória do Coxa aconteceu no dia 20 de agosto do ano passado, com o placar de 2 a 1 sobre o Avaí, pelo Brasileiro da Série B. Para enfrentar o Corinthians, o técnico Gustavo Morínigo terá a volta do zagueiro Henrique, que cumpriu suspensão.
Por outro lado, Matheus Alexandre recebeu o terceiro cartão amarelo e, com isso, está automaticamente fora desta quarta-feira.
FICHA TÉCNICA
Corinthians X Coritiba
Local: Neo Química Arena, em São Paulo
Data e hora: domingo (20/7), às 21h30
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (FIFA/RJ)
Auxiliares: Luiz Claudio Regazone e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ)
VAR: Rodrigo Carvalhães de Miranda (RJ)
CORINTHIANS: Cássio (Matheus Donelli); Fagner (Rafael Ramos), Gil (Bruno Mendéz), Raul Gustavo e Lucas Piton; Maycon (Roni), Cantillo e Du Queiroz; Adson, Róger Guedes (Willian) e Yuri Alberto.
Técnico: Vítor Pereira
CORITIBA: Alex Muralha; Warley, Henrique, Luciano Castan e Egídio; Matías Galarza, Willian Farias e Val; Regis, Adrián Martínez e Léo Gamalho.
Técnico: Gustavo Morínigo