O líder da oposição no Senado Federal, Randolfe Rodrigues, protocolou nesta terça-feira (28) o requerimento de instalação da CPI do Ministério da Educação (MEC). Segundo ele, o processo se mostra necessário diante de várias denúncias de corrupção, desvios de recursos e interferências do Governo Federal no MEC, o que tem causado prejuízo à população brasileira.
Em uma publicação nas redes sociais, Randolfe explica que todos os pré-requisitos para a instalação de uma CPI estão presentes no protocolo, dando à Polícia Federal e ao Ministério Público tranquilidade de fazer uma investigação sem interferências políticas.
A CPI acontece em meio a polêmicas envolvendo a gestão bolsonarista no MEC. O ex-ministro da Educação Milton Ribeiro foi preso preventivamente na última quarta-feira (22), em Santos, suspeito de corrupção.
De acordo com a PF, a operação “Acesso Pago” tem o objetivo de investigar a prática de tráfico de influência e corrupção para a liberação de recursos públicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculado ao MEC.