No primeiro ano da pandemia, em 2021, a prevalência global de ansiedade e depressão aumentou em 25%, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
O projeto da ALPB traz a reflexão de que crianças e adolescentes estão vulneráveis e o ambiente escolar é primordial para orientá-las sobre a importância de olhar para a Saúde Mental, e também sobre como pedir ajuda no serviço público.
Agora, o texto segue para aprovação no governo do estado.
Serviços que oferecem ajuda em João Pessoa
Dentro da Rede de Atenção Psicossocial (RAPs), estão os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que se dividem em 4 unidades e cada uma atende um público específico. Essas instituições acolhem pessoas com desconfortos emocionais, transtornos mentais e persistentes, ou que fazem uso abusivo de substâncias psicoativas. São elas:
CAPS AD Rangel (24h): Centro de atendimento e tratamento de portadores de transtornos mentais, decorrentes do uso e dependência do álcool e outras drogas. São disponibilizados desde atendimentos leves, a procedimentos como desintoxicação, oficinas terapêuticas e culturais, atendimentos domiciliares e assistência individual psiquiátrica e psicológica.
CAPS Juvenil-Infantil Cirandar Roger: Funciona de manhã e de tarde, das 8h às 17h. Atende tanto crianças, quanto adolescentes com necessidades de saúde mental e transtornos mentais graves ou persistentes ou que fazem uso abusivo de substâncias psicoativas.
CAPS do tipo III (24h): Duas unidades destinadas ao público adulto com transtornos mentais graves e persistentes. CAPS III Caminhar, que fica no Jardim Cidade Universitária; CAPS III Gutemberg Botelho, localizado no Bairro dos Estados. Ambos dispõem de leitos para observação dos pacientes em crise aguda, que necessitam de maior atenção. Essas unidades também realizam atendimentos ambulatoriais por demanda espontânea.
Outros serviços disponibilizados:
Unidade de Acolhimento Infantil (UAI): Serviço especializado para crianças e adolescentes, com necessidade em decorrência do uso de álcool e outras drogas. Funciona 24h e dispõe acolhimento para um possível acompanhamento psicológico. Telefone: 3214-2724.
Referência para infância e adolescência: Serviço de urgência que fica no Hospital Municipal do Valentina. Telefone: 3218-9404.
Pronto Atendimento em Saúde Mental (PASM): Serviço de urgência que funciona 24h e atende pessoas maiores de 18 anos. É um anexo do Hospital Ortotrauma (Trauminha de Mangabeira). Telefone: 3218-9727.
Três residências terapêuticas: Disponibilizadas para pessoas egressas de internações longas em hospitais psiquiátricos, que perderam seus vínculos familiares.
Além de toda essa rede, ainda são disponibilizados serviços de atenção à saúde mental, com acompanhamento psicológico e psiquiátrico, nas Policlínicas Municipais dos bairros de Tambaú, Mandacaru, Jaguaribe, Cristo e Mangabeira.
Para casos mais sérios, existem leitos específicos em hospitais gerais. Também é possível obter ajuda na Policlínica da Pessoa Idosa, localizada no Loteamento Eugênio Neiva.
Os serviços funcionam por demanda espontânea, podendo o usuário ir diretamente ao serviço, ou através de encaminhamento emitido pelas Unidades de Saúde da Família (USFs).