Na tarde desta segunda-feira, dia 06, por volta das 17h00, a família do senhor Edinaldo Jerônimo, de 72 anos, se desesperou ao perceber que o idoso havia sofrido uma parada cardiorrespiratória enquanto estava em sua residência na Rua Horácio Nóbrega, próximo da Distribuidora de Bebidas Patoense, no Bairro Belo Horizonte, em Patos.
Os familiares acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que enviou o enfermeiro da motolância e uma Unidade de Suporte Avançado (USA) para a ocorrência. Diante de procedimentos e muita determinação para reverter a parada cardiorespiratória, as equipes precisaram do auxílio de outra viatura e houve bastante movimentação na localidade.
Após quase duas horas de intervenção com reanimação, o senhor Edinaldo Jerônimo voltou com seus batimentos cardíacos. Ele foi colocado na ambulância e levado ao Hospital Regional de Patos, mas por falta de vagas teve que ser deslocado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A intervenção rápida e a persistência das equipes, além da percepção de possibilidade de reanimação, garantiu o sucesso da ocorrência.
O SAMU Patos, desde a sua criação, tem atendido milhares de pessoas nos casos de urgência e emergência. Nos últimos anos, os profissionais do serviço têm feito apelo para que a população acione o 192 quando, de fato, for necessário, pois muitas ligações são de ocorrências que podem ser atendidas em Unidades Básicas de Saúde.