O Botafogo da Paraíba registrou um Boletim de Ocorrência e anunciou, nesta segunda-feira (16), que o torcedor flagrado em ato racista contra representantes do Campinense no primeiro jogo da final do Paraibano, no Estádio Almeidão, em João Pessoa foi excluído do sócio-torcedor do Clube.
Uma câmera mostra o momento que o homem faz gestos e profere a palavra ‘macaco’ contra pessoas do time adversário. Ainda de acordo com o clube, o homem foi identificado e acionado junto às autoridades policiais para que seja punido.
Em nota, publicada nesta segunda-feira (16), o Clube lamenta o ocorrido e presta solidariedade a vítima do crime. O torcedor foi denunciado pela própria torcida do Botafogo da Paraíba. O vídeo foi publicado por integrantes da ‘Setor 31’, uma das torcidas do time da Capital.
Confira a nota obtida pelo ClickPB na íntegra a seguir:
Diante de um episódio de racismo flagrado por um cinegrafista amador na arquibancada do Almeidão na primeira partida da final do Paraibano 2022, o Botafogo Futebol Clube vem a público se pronunciar sobre o caso e prestar esclarecimentos aos torcedores e torcedoras
O Botafogo Futebol Clube nunca compactou e jamais irá compactuar com gestos ou falas de cunho preconceituoso, sobretudo racistas. O nosso clube é do povo, o nosso clube é plural. A nossa força vem da nossas diferenças unidas pelo alvinegro da estrela vermelha, não há mais espaço para reprodução de qualquer tipo de preconceito na nossa arquibancada.
O torcedor identificado no vídeo foi devidamente representado pelo clube, com registro de um Boletim de Ocorrência junto às autoridades policiais, com entrega do vídeo, para que o caso seja investigado pela polícia. Diante das imagens que não deixam dúvidas, o Botafogo Futebol Clube, administrativamente, abriu um processo para exclusão do torcedor, já identificado, dos quadros de sócios do clube, respeitando o que ordena o nosso estatuto.
O Botafogo Futebol Clube reitera que, desde que tomou conhecimento do fato, quando o vídeo foi divulgado nas redes sociais, tem trabalhado para tomar as medidas cabíveis de forma enérgica, porém, dentro do que mandam a lei e o nosso estatuto. Por fim, o clube espera que o episódio vexatório registrado no sábado e as consequências a partir dele sirvam de lição a todos, na nossa e nas demais torcidas.
O futebol é de todos e todas, antes e muito mais agora, não há espaço para o racismo.
Diretoria Executiva – Botafogo Futebol Clube