Mesmo após a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA) divulgar que o município de Diamante foi um dos que mais registraram chuvas no ano de 2022, a Prefeituta local decretou “Estado de Emergência” nesta quinta-feira (28). A medida, assinada pelo prefeito Hermes Filho, foi publicada em diário eletrônico.
Na publicação, a gestão classificou como situação anormal de emergência toda a extensão territorial do município afetada por estiagens. O decreto considerou diversos requisitos, dentre eles, a “escassez” de água por irregularidades pluviométricas.
Conforma a Prefeitura, a seca persiste até o momento no município e tem gerado prejuízos importantes e significativos às atividades produtivas, principalmente a agricultura de subsistência.
A determinação é válida por 180 dias e visa habilitar a gestão municipal a tomar as providências para a melhoria de vida da população atingida.
Com o decreto, a gestão desburocratiza os gastos públicos.
O secretário de Agricultura, José Venâncio, explicou que as águas que caíram nesse período de inverno na região não foram suficientes para restabelecer a normalidade das áreas afetadas pela falta de chuvas. Nesse sentido, será feito um esforço coletivo da gestão para reforçar as ações de resposta ao desastre natural vivenciado no município, disse.