Uma imagem inusitada reverberou nas redes sociais nesta quinta-feira (31): porquinhos atravessando uma rua de Campina Grande numa paródia suína não-intencional da capa do álbum Abbey Road, da banda The Beatles, uma das mais icônicas imagens do século XX.
É de se supor que esses porquinhos não sejam lá muito fãs do material, porque estão cruzando a rua na direção errada, mas não faz mal. Pelo menos um deles emulou fidedignamente Paul McCartney, mantendo-se igualmente descalço.
O clique foi tirado numa rua de Campina Grande e compartilhada em perfis nas redes sociais dedicados a presepadas na Rainha da Borborema. Com a legenda “Os Beatles estão com inveja”, a imagem viralizou no Twitter.
“Assim surgiu a inspiração para a canção Piggies dos Beatles”, comentou um usuário do Twitter.
No Instagram, o perfil CG da Depressão postou a imagem com mais de 2.500 curtidas.
A história da capa
A capa de Abbey Road já foi parodiada, homenageada e referenciada à exaustão desde seu lançamento por toda a cultura pop. No fim dos anos 60, emergiu uma teoria da conspiração que afirmava que Paul McCartney havia morrido num acidente de carro em 1966, e substituído por um sósia — razão pela qual ele era o único a aparecer descalço na imagem. Qualquer paraibano ajuizado perceberia que a resposta muito mais plausível é que a sandália dele deve ter torado numa topada e ele estava se dirigindo ao mercadinho mais próximo para comprar um novo par.
Outras pistas que justificavam a teoria estão nos detalhes da composição da imagem: um carro branco com placa “28IF” (“28 se”, em inglês; Paul teria 28 anos se tivesse sobrevivido); a van da polícia que aparece na capa é geralmente vista em acidentes de trânsito com fatalidades; e os quatro Beatles representam uma procissão de funeral: George é o coveiro, Paul é o cadáver, Ringo é o congregado e John é o pregador.
O próprio McCartney (ou seu suposto sósia) parodiou toda a marmota com um álbum lançado em 1993 entitulado “Paul Is Live” (“Paul está vivo”).