STREPY-BRACQUEGNIES — Ao menos seis pessoas morreram atropeladas durante um carnaval realizado no sul da Bélgica. O motorista de um veículo acertou um grupo de mais de cem pessoas que acabava de sair de uma festa, deixando, além dos mortos, ao menos outros dez feridas com gravidade.
— Nesta manhã de domingo, um carro colidiu com um grupo, composto por cerca de uma centena de pessoas, que acabava de sair de um centro desportivo. O carro surgiu em alta velocidade. Temos algumas dezenas de feridos e, infelizmente, várias pessoas mortas — disse o prefeito de La Louvière, Jacques Gobert.
Por volta das 05h, no horário local, era celebrado o carnaval de Strépy-Bracquegnie, festa típica da região (que voltava após dois anos suspensa por conta da pandemia), com centenas de pessoas em uma festividade em um clube local. O acidente ocorreu quando elas partiram em direção ao centro da cidade. As autoridades locais descartam, momentaneamente, a possibildade de se tratar de um atentado.
— Neste momento, não há elementos que possam indicar que o ataque tenha alguma motivação terrorista — disse o promotor Damien Verheyen durante entrevista coletiva.
Segundo a imprensa local, os ocupantes ainda tentaram continuar pela estrada após a colisão, mas foram interceptados. As duas pessoas que estavam no carro foram detidas. Ambas têm cerca de 30 anos e são moradoras da mesma região do acidente. Nenhuma delas tinha passagem pela polícia.